Seguidores

domingo, 25 de julho de 2021

O Timbre ( # 3 Série Scythe ) - Neal Shusterman

Quando eu comecei a ouvir falar  dessa Trilogia, que ainda era Duologia, fiquei alucinada, todo mundo que lia o gênero falava bem de O Ceifador e Neal Shusterman. Eu não queria não saber do que se tratava e fui logo atrás pra ler eles ( Resenhei os outros 2 AQUI  ). 

O Ceifador e A Nuvem piraram minha cabeça. O final dos dois livros foi aquele surto emocional porque ninguém merece ler um final daqueles e não saber o que vai acontecer. Me apaixonei perdidamente por Rowan e Citra e sofri demais a cada nova situação que eles viviam. 

E então precisava saber o que ia acontecer com toda A Ceifa, Nimbo-Cumulo, Rowan e Citra e todo o resto dessa historia incrível. Então comecei O Timbre. 

E confesso que foi uma das leituras mais maçantes que fiz nos últimos tempos. A historia tem tantos detalhes, tantas menções, tantas referências que deixa tudo muito arrastado, muito enrolado até. Tinha momentos que eu queria muito largar e ler resenhas com spoiller só pra saber o que ia acontecer. 

Citra e Rowan que via de regra eram os personagens que mais me importavam ficaram pra décimo plano. Quase não se fala deles, apesar de sabermos que eles são quem resolveriam parte das coisas que deram ruim nos outros livros. 

E o que mais me assustou foi pensar que uma Inteligência Artificial comanda o mundo em que eles vivem.... só me perguntava, será que é esse nosso futuro, o futuro da humanidade. Com uma IA que tudo sabe, tudo vê, tudo programa, mesmo que de maneira indireta, controla até a população que o mundo terá em 20, 40, 100 anos... É assustador viu, confesso. 

Fiquei surtada lendo os 2 primeiros, e acho que só queria sentir isso nesse tambem. Mas, apesar disso foi uma otima série, que vale muito a pena ler, conhecer e mergulhar nessa Distopia que nos faz, muitas vezes questionar e comparar os tempos que estamos vivendo. 

Eu fico imaginando se Neal Shusterman deve ser um cara incrível de conviver viu gente, porque a maneira como ele coloca as coisas nessa historia, sem complicações, com simplicidade nos acontecimentos como se fossem uma rotina fez dele um dos autores que mais gostei de conhecer.


¨Voce não é infalível Greyson, eu sou. Portanto se voce está me perguntando se é possível que voce cometa erros de julgamento, a resposta é sim. Voce comete erros o tempo inteiro, como todos os seres humanos que já viveram. O erro é uma parte intrinseca da condição humana, e isso é algo que eu amo profundamente na humanidade¨ 

( Nimbo- Cúmulo para Greyson ) 



Sinopse : www.skoob.com.br 

A humanidade alcançou um mundo ideal, em que não há fome, doenças, guerras, miséria... nem mesmo a morte. Mas, mesmo com todo o esforço da inteligência artificial da Nimbo-Cúmulo, parece que alguns problemas humanos, como a corrupção e a sede de poder, são igualmente imortais. Desde que o ceifador Goddard começou a ganhar seguidores da nova ordem, entusiastas do prazer de matar, a Nimbo-Cúmulo decidiu se silenciar, deixando o mundo cada vez mais de volta às mãos dos humanos.

Depois de três anos desde que Citra e Rowan desapareceram e Perdura afundou, parece que não existe mais nada no caminho de Goddard rumo à dominação absoluta da Ceifa — e do mundo. Mas reverberações da Grande Ressonância ainda estremecem o planeta, e uma pergunta permanece: será que sobrou alguém capaz de detê-lo?

A resposta talvez esteja na nova e misteriosa tríade de tonistas: o Tom, o Timbre e a Trovoada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua visita !!! Deixe seu email para que eu possa responder sua mensagem.
Ana Paula