Seguidores

sábado, 29 de março de 2014

A Saga Crepusculo - Stephenie Meyer

Quando pensei em fazer esse post ia fazer separadamente as resenhas de cada livro, mas achei melhor fazer uma resenha só, falando das 4 publicações. 
Que assiste Tv, gosta de romances, mesmo que adolescente, conhece a famosa Saga Crepúsculo, podem ate não ter assistido, mas ja pelo menos ouviram falar. 
Assim como aconteceu com a Saga Harry Potter os livros viraram filme e fizeram o maior sucesso. 
Quem lê sabe também que adaptações de livros para filmes NUNCA são a mesma coisa. O fundamento é o mesmo, a base da historia é a mesma, masssssssss não chega nem aos pés do que é o livro, e com a Saga Crepusculo não foi nada diferente. 
Historia de vampiros, mocinhas e malzinhos sem um pingo de sexo, só romance bemmmmmmm morninho, mas não deixa de ser legal. 
Agora que terminei de ler a Saga depois de ter assistido, sem brincadeira nenhuma,  umas 10 vezes cada filme...rrss, entendi por que a autora de 50 tons de cinza se inspirou nessa historia para criar o seu fenômeno literário. 
Tudo o que não aconteceu de adulto nessa saga E.L.James colocou em 50 tons né,.. quem leu sabe disso !!!
Mas vamos a essa Saga. 



Toda a historia gira em torno de 3 personagens que nos levam ate o quarto e ultimo livro da série. O Vampiro Edward Cullen, o amigo Jacob Black e a mocinha inocente e se achando fora de todo e qualquer contexto de sua vida Isabella Swan, a Bella.
Claro que esses 3 são a base da historia desse triângulo amoroso, mas muitos personagens aparecem no decorrer dos 4 livros, principalmente no Amanhecer, onde muita gente nova aparece, em momentos finais do livro tive que reler alguns trechos pra me situar de quem era quem.




Crepusculo
Bella Swan chega á pequena cidade de Forks para ir morar com seu pai, pois sua mãe casou-se de novo e o marido atual tem compromissos e a estudante Bella atrapalha o andar da carruagem da profissão do seu padrasto, então ela decide ir morar com seu pai na cidade onde sua mãe o deixou alguns anos antes para seguir a diante, coisa que Charlie ( o pai da Bella ) não tinha vontade de fazer. 
Ao chegar na cidade que ela ja conhecia, Bella entra para escola, conhece seus novos amigos e dentre esses amigos conhece Edward Cullen. Suas novas amigas ja logo avisam, ¨... nem se empolgue muito pois nenhuma de nos parece ser boa o suficiente para ele... ¨
Mas o intrigante membro da familia Cullen também se intriga pela jovem que ele não pode adentrar a mente, ja que seu poder é ler a mente de todos, Edward não consegue ler a mente dela, e isso o deixa intrigado. 
No decorrer da historia, eles acabam se aproximando, sentando juntos nas aulas e começam simpatizar um com outro, ate que algumas coisas acontecem pra desgosto do possessivo vampiro e fazem com que ele siga Bella para se certificar de que ela esta em segurança. 
Algumas reações dele desencadeiam uma serie de dúvidas na cabeça de Bella e ela começa a investigar. Nessas investigações e numa conversa com seu amigo não tão proximo de infância Jacob, ela descobre que Edward é um vampiro. 
Então tudo começa, a descoberta, as perguntas, e os esclarecimentos.
Bella é apresentada à familia Cullen, pra felicidade de alguns e desgosto de outros, ela passa a ser parte integrante da vida de Edward. 
A familia Cullen é o que eles se denominam vegetarianos ( se alimentos de sangue animal ) mas ainda assim Bella é um ser muito atrativo para eles, seu cheiro como eles dizem. 
Justamente por esse atrativo ela se envolve numa caçada com um vampiro que não é vegetariano e isso causa o primeiro duelo da Saga. Bella se fere, Edward se consome de remorço e James morre numa batalha onde os mocinhos vencem.... :)



Lua Nova 
 

Lua Nova é o segundo livro da Saga 
Nessa nova etapa Bella ja esta inserida ao Clã dos Cullen com um unico desejo, não envelhecer e se tornar uma imortal. 
Mas esse é o ano do seu 18 aniversario e ela não quer ser mais velha que seu amado, por isso insiste em ser transformada em vampira. 
Claro que Edward se nega a fazer tamanha sandice e vai tentando fazer Bella mudar de ideia. 
No dia do seu aniversario Alice ( ¨ Irmã ¨ de Edward aos olhos humanos ) resolve dar uma festinha na casa dos Cullen para comemorar a data, e num acidente Bella se fere fazendo com que Jasper, o namorado de Alice, se sinta tentado a atacar a mocinha pelo seu cheiro tão forte de sangue devido a um ferimento. 
Isso desencadeia uma outra batalha onde Edward se acha no dever de ir embora e deixar Bella pra tras para não prejudica-la convivendo com perigosos e seres sugadores de sangue. 
Isso se torna a derrota da vida de Bella. Ela fica um caco, e se aproxima de Jacob, seu amigo de infância mas que ate o momento não era tão próximo. Mas os acontecimentos recentes fazem Bella se aproximar dele e se tornarem inseparáveis, mesmo com a dor cortando Bella ao meio pelo abandono do seu amado Vampiro.
E essa aproximação com Jacob faz com que Bella descubra que Jacob não é um simples humano,é um lobo de uma linhagem muito poderosa e forte vinda de seu bisavo. Claro que ela fica surpresa e espantada ao descobrir tamanha atrocidade, mas vai se acotumando com isso e tentando entender cada vez mais seu amigo. 
Massssss tudo muda quando Bella resolve fazer uma coisa que traz Alice de volta achando que ela tinha morrido. e nessa volta de Alice, ela vê que Edward não quer mais viver por achar que sua amada esta morta. 
Então vem a segunda batalha da Saga, Bella indo à Italia junto com Alice para salvar Edward do Clã dos Volturi, vampiros que ditam as regras no mundo deles. 
Tudo se resolve ate que o chefe do Clã resolve que Bella precisa morrer por conta de saber demais, e Alice mostra à ele a visão do futuro de que Bella sera uma deles, então Aro, o chefe, deixa que eles sigam de volta a suas vida com a promessa de que Bella se tornará vampira em breve. 



Eclipse 
  
Eclipse é o terceiro livro da Saga 
Nesse livro todos ja sabemos do amor que Bella sente por Edward e vice versa, ja sabemos que Bella sabe que seu melhor amigo é um Lobo feroz, e que principalmente o triangulo amoroso esta mais do que formado. 
Edward diz que nunca mais vai abandonar sua amada como ele fez, e Jacob diz que vai lutar por esse amor porque sabe que Bella tambem o ama. 
Durante toda a historia ficamos cientes de que lobos e vampiros são inimigos de muitas 
gerações e que uma convivência pacifica é quase impossivel, massssssss pelo amor da mocinha eles se unem por uma causa. Uma vampira inimiga quer vingar a morte de seu amor que Edward matou para defender Bella e vai para a Forks para tentar se vingar, so que ela não está sozinha, ela cria um exercito para atacar a cidade e matar Bella. 
Mas os Cullen prevendo um ataque e mortes em massa propõe uma união com os lobos em defesa de sua amada, e, ai se forma a terceira batalha da saga. 
Vampiros recém criados no exercito que a malvada Victoria cria vem à cidade para exterminar Bella e os Cullen, sem saber que eles terão os lobos Quileuts como seus parceiros. 
Tudo nos conformes na batalha e Bella ainda querendo se tornar uma imortal faz com que Edward a peça em Casamento !!!! 
Sob a condição de aceitar se casar com ele e tornar-se uma imortal.



Amanhecer 
Amanhecer é o quarto e ultimo livro da Saga. Virou 2 filmes, pois é o mais longo livro de todos.
Amanhecer começa com o Casamento de Bella e Edward e o sumiço de Jacob ao saber que seu grande amor vai finalmente se entregar ao sugador de sangue que ele odeia e principalmente, ele sabe que Bella vai precisar se despedir de todos que ama para não mais ver os humanos na sua nova vida de vampira. 
Apos se casarem, Edward e Bella seguem rumo à sua lua de mel e ai Bella engravida. Mesmo achando impossível, nunca na literatura vampiristica,...rs ... houve tal coisa.
Bella passa por maus bocados devido à gravidez, por não conseguir ser visto o bebe suga todas as energias da mãe e deixa Bella um caco, mas feliz por carregar um bebe do seu amado. Ele não esta nada feliz por saber que ela pode morrer por causa dessa situação a se alia a Jacob para tentar faze-la mudar de ideia. Jacob se torna inseparável, necessário ate na vida de Bella, e ate ele tenta faze-la mudar de ideia sobre a gravidez, mas claro que ninguém consegue. E Bella da a luz à Renesmie, uma linda menina que traz novidades diárias a vida de todo o clã Cullen  e a vida de Jacob, que nunca mais conseguira ficar longe dela e nem da familia vampira. 
Por conta do parto Bella quase morre, porem, seu amado ja sabendo que isso podera acontecer transforma Bella numa imortal, mas ela ainda não sabe disso, pois passa muito tempo desacordada para ter essa noção.
Mas, sempre tem um mas né..., o que os Cullen fizeram é um crime aos olhos do Clã poderoso dos vampiros Volturi e vão ter que pagar por isso. 
Entãooooooooo vem a última batalha da Saga, no filme, nos mostram uma batalha mesmo, mas ela não acontece, o que acontece é sim uma reunião de vampiros que irão decidir o fim dessa historia toda, que gira em torno do nascimento da pequena Renesmie e se ela deve ou não ser exterminada. Mas o poder e o amor por uma nova criatura na demostração de que a pequena Renesmie não é nada alem de uma linda criança com dons fascinantes mas que  não oferece nenhum perigo. 

E claro, batalha  finalizada, e a saga de maior sucesso chega ao fim. 

                             x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-

Agora aqui vou dar minha ultima impressão antes de finalizar esse post. 
Os livros são excepcionalmente melhores que os filmes. 
Tem muito mais detalhes. 
Bella não é essa menininha sem graça que colocaram no filme. ( pra que fique claro eu amooooooo os filmes ta gente rs)
Edward é muito mais amoroso com ela, principalmente durante a gravidez, ele não faz aquelas cenas escandalosas que o filme nos mostra, ele é cuidadoso, e demonstra seus amor o tempo todo por ela durante esse conturbado periodo. 
Jacob tem irmãs... duas ainda por cima.. por que nãoccolocaram nos filmes não entendi.... :(
Enfim, como ja se sabe, livros são muito mas muito melhores, mas o que seria da industria cinematografica sem os livros e vice versa ne. 
Vale a leitura, claroooo.
Vale assistir também !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua visita !!! Deixe seu email para que eu possa responder sua mensagem.
Ana Paula