Seguidores

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

Os 13 Porquês - Jay Asher

Eu ainda to meio embasbacada com esse livro.

Ouvi e li muita coisa sobre ele, e quando decidi começar a lê-lo não poderia imaginar a angustia contida nessas paginas.

Primeiro vou dizer o que achei ruim, pra depois dizer o que realmente gostei. Quando comecei a ler primeiro achei meio cansativo, um livro narrado por uma menina mimada, que só queria chamar atenção, cheia de mimimi e que acima de tudo, queria culpar à todos por seu suicidio, então ela decide apontar o dedo na cara de cada um dos ¨personagens ¨ que a levaram a cometer tamanha atrocidade contra si mesma. Os primeiros capítulos foram arrastados, sem nenhuma lógica, culpando um garoto por não ser o seu primeiro beijo ideal, e uma garota ou duas, por não querer ser suas melhores amigas no colégio. Adoro livros com historias de adolescentes, mas esse estava me deixando com raiva. Ai pensei... para Ana Paula, leia sem julgamentos e sem preconceito, porque voce tambem ja teve essa idade, e apesar de não ter se vivido nada parecido, se ponha no lugar dela antes de julga-la, e foi isso que eu fiz, me transportei para essa idade ( já faz tempo que passei por ela gente rrss ), e o livro teve uma nova perspectiva pra mim, juro. Ai comecei realmente a gostar e o pior, sofrer junto com Hannah e Clay.

Aqui começo a dizer porque gostei.

Clay é um garoto quieto, bom filho, bom amigo, bom aluno na mesma escola onde Hannah estuda, sua timidez não o deixa ser o centro das atenções em nenhuma situação, mas por um fato acontecido entre ele e Hannah ele é um dos personagens que recebem as fitas que ela gravou antes de por um fim na sua vida, A cada lado da fita que Clay escuta, uma historia vai sendo desenrolada, um personagem vai aparecendo e Hannah vai explicando porque sua vida se tornou tão pesada à ponto dela cometer tal ato. A angustia de Clay é quase palpável, ele sofre a cada narrativa daquela que poderia ter sido seu grande amor. Mas o que ele sente é culpa, por não ter escutado-a quando ela gritou ( veladamente, mas agora ele entende onde ela queria chegar ), ele se sente culpado por não ter tentado ajuda-la quando ele achava que podia. Muito sofrido, tanto pra um como pro outro, e principalmente pra quem ta lendo.

A juventude é uma fase muito dificil, onde somos cruéis conosco e com os outros. Hoje a palavra da moda  é o Bullying, que de acordo com o dicionario é um termo utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo ou grupo de indivíduos causando dor e angústia, sendo executadas dentro de uma relação desigual de poder. ... é exatamente isso pelo que Hannah passa, mas sem nenhum apoio e estrutura ela não consegue passar por essa fase e nem pelos dissabores que as mudanças e os colegas de escola colocam na sua vida. Uma lista com comentários desagradáveis, uma festa mau sucedida, uma reunião mau esclarecida com seu orientador, os pais estarem mais preocupados com seu negocio que não esta bem, tudo isso aliado à solidão que Hannah sente a fazem planejar sua própria morte. 

Sou totalmente a favor de leituras nas escolas, mesmo que elas sejam obrigatórias para cumprir conteúdo curricular, mas acho que os professores poderiam mudar um pouco o foco, ler clássicos da nossa literatura é importante, sim, muito, mas esse tipo de leitura, nessa fase da vida da moçada é de extrema importância, para eles entenderem o que palavras são capazes de fazer com a vida de um colega, e que mesmo que eles não sejam amigos, nada justifica ser grosseiro, ser hostil. Eu quero muito que minha filha leia, e vou insistir pro meu  filho ler tambem, apesar dele não curtir ler, mas nesse caso é quase um ¨livro alerta¨,

Enfim gente, so fiquei passada assim quando li Proibido ( Resenha AQUI ), que apesar de serem temas completamente diferentes, me deixaram chocadas igualmente.

Leitura mais do que recomendada.




Sinopse : www.skoob.com.br 

Ao voltar da escola, Clay Jensen encontra um misterioso pacote com várias fitas cassetes. Ele ouve as gravações e se dá conta de que foram feitas por uma colega de classe que cometeu suicídio duas semanas antes. Nas fitas, ela explica que 13 motivos a levaram à decisão de se matar. Clay é um deles. Agora ele precisa ouvir tudo até o fim para descobrir como contribuiu para esse trágico acontecimento.


-------------x-x-x-x-x-x-x-----------------

A NetFlix comprou os direitos de fazer uma série baseada nesse livro, e ontem ( 08/02) eles liberaram algumas imagens dessa série que a Selena Gomes ( sim a linda cantora) é a produtora executiva, porque ela amou tanto a historia de Hannah e Clay que resolveu que queria fazer uma série... Então em 31 de Março desse ano, o primeiro episodio irá ao ar. 

No Blog O que Tem na Nossa Estante tem algumas informações sobre a Serie 


Aqui o Teaser do que será a Serie 

Hannah

Clay



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua visita !!! Deixe seu email para que eu possa responder sua mensagem.
Ana Paula