Seguidores

quarta-feira, 27 de setembro de 2017

Na Minha Pele - Lazaro Ramos

¨Não há vida com limites pre estabelecidos. Seu lugar é aquele em que voce sonha estar ¨ (p.27 ) 

Eu adoro ler biografias, historias de auto ajuda, de sucesso, de qualquer coisa que conte sobre seres humanos, mesmo que esses relatos sejam sofridos, aqueles que nos deixem o tempo todo com os olhos marejados, ou que me faça sentir como se fosse eu vivendo aquela historia.

Dito isso, rs, ter lido Na Minha Pele me fez gostar ainda mais de ler biografias. Tava muito curiosa pra ler esse livro, li e ouvi muitas avaliações positivas, e la fui eu.

Toda vez que leio ou vejo historias sobre racismo,, mas tratos por conta da cor da pele, discussão sobre cotas em universidade, e por ai vai, me sinto com uma raiva gente, juro, porque não consigo conceber a ideia dessa diferença. Me lembro de que vivemos num mundo onde negros e brancos são pessoas distintas ( MAS NÃO SÃO ... PELO AMOR DE DEUS, SOMOS HUMANOS E PONTO FINAL). Por que cotas???, Por que  só negros tem estirpe de bandido????,  Por que supostamente um negro ou uma negra não pode ser isso ou aquilo???

Odeio esse tipo de discussão, porque no meu conceito todos podem tudo, basta querer, basta se esforçar, basta lutar pelo que voce deseja, basta ser justo, honesto, descente, ter carater, ser do bem gente. Mas afinal o que eu sei sobre esse assunto??, absolutamente nada né. Nunca sofri na pele os preconceitos que Lazaro e tantos outros sofreram, nunca fui rotulada por alguma coisa simplesmente pela cor da minha pele. Ta me acham louca ( o que na verdade sou mesmo kkkk ), mas só, e mesmo quem não goste da louca eu mesmo não de tudo pra manter longe kkkk.

Senti angustia em alguns momentos dessa narrativa leve do Lazaro. Quando ele fala sobre sua infância cheia de muito amor, sua adolescência silenciosa por pura timidez, sua falta de namoradas porque ele só era o amigo engraçado, o melhor amigo, o palhacinho da turma, mas nunca o cara desejável, nunca o que as meninas queriam como namorado.

Senti amor quando ele fala tão bem de sua esposa, porque ele se refere à ela com amor, com respeito, com admiração pela mãe que ela é, pela postura que tem.

Senti um certo ¨desespero ¨ quando ele faz muitos questionamentos a si mesmo sobre a educação dos dois filhos. De como ser exemplo bom pra eles, de como mostrar à eles, que ainda são pequenos, que o mundo é podre sim, mas que eles podem ser e ter absolutamente tudo que eles desejarem, que o poder só eles tem por si.

E amei, amei, amei o capitulo onde ele explica, fala, descreve sobre o ¨Empoderamento e Afeto ¨ Hoje se fala muito sobre esse tal empoderamento, e Lazaro nos mostra um pouco sobre isso de maneira clara, e ainda por cima cheio de sentimento.

Fiquei muito feliz com essa leitura, e apesar de todas as angustias que eu, na minha pele, não faço a menor ideia do que sejam, consegui mergulhar com muito prazer, nessa narrativa leve, onde grande parte das paginas eu balançava a cabeça concordando, ou me indignava com o que ele descrevia.

Excelente pedida essa leitura. Adorei !!!!!




Movido pelo desejo de viver num mundo em que a pluralidade cultural, racial, étnica e social seja vista como um valor positivo, e não uma ameaça, Lázaro Ramos divide com o leitor suas reflexões sobre temas como ações afirmativas, gênero, família, empoderamento, afetividade e discriminação. 
Ainda que não seja uma biografia, em Na minha pele Lázaro compartilha episódios íntimos de sua vida e também suas dúvidas, descobertas e conquistas. Ao rejeitar qualquer tipo de segregação ou radicalismos, Lázaro nos fala da importância do diálogo. Não se pode abraçar a diferença pela diferença, mas lutar pela sua aceitação num mundo ainda tão cheio de preconceitos. 
Um livro sincero e revelador, que propõe uma mudança de conduta e nos convoca a ser mais vigilantes e atentos ao outro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua visita !!! Deixe seu email para que eu possa responder sua mensagem.
Ana Paula