Seguidores

quarta-feira, 26 de junho de 2024

A Loja dos Sonhos - Jojo Moyes

E o premio de protagonista mais chata de todas as protagonistas que li na vida vai para Suzanna Peacock... meu pai amado que mulher chata do carai, O livro tem  400 e poucas paginas e eu passei mais da metade delas xingando a Suzana ( acho que toda hora que ela aparecia eu xingava, porque a mulher é dureza viu kkkk

Ela é imatura, egoista e mesmo quando ela tentava se redimir, eu ja tinha garrado num ranço tão grande dela que não simpatizava com nenhuma das suas atitudes, valha-me ... 

Massssss tirando a Suzana , ler Jojo é uma delicia. Suas historias são sempre tão cheias de vida, de acontecimentos e não tem como a gente não ser apaixonar. 

O livro começa bem antes do nascimento da chata da Suzanna, quando Vivi, Athene , Douglas, a insuportavel da Rosemary ainda são bem mais jovens do que são hoje ( trinta e cinco anos antes pra ser mais exata ) e conta como Athene fazia deus e o mundo de gato e sapato, como Douglas foi bem trouxa pra cair numa labia que nem devia, e como Vivi alimentou uma paixão que só a frustrou. ( Vivi é a melhor personagem desse livro, sem nenhuma duvida ) 

Passados esses anos todos, a vida já não é mais só de bailes e glamour, a vida real é dura, e cheia de frustrações do passado 

Suzanna não sabe qual é a sua verdadeira historia, porque só pra variar todo mundo da familia mente pra ela desde sempre pra tentar protege-la, e com isso ela acha que sabe tudo e só cospe na cara de todo mundo sua infelicidade. Achei ela de um egoismo com a mãe que sempre a apoiou, com os irmãos, ate com o marido que é meio mosca morta as vezes, mas ela só pensa nela, no que ela quer, no que ela pensa, e quando ela sequer conversa com o marido sobre o fato dele querer ter um filho e ela simplesmente sizer que ela nao quer, que não ta pronta, sem nem escutar o marido me dava uma irritação tremenda. 

Quando sua historia vai sendo desvendada ( e isso eu amo na Jojo, como ela vai fazendo as cenas serem contadas, como as situçoes do passado vão sendo mostradas ) ela se ve numa sinuca de bico e tanto, porque tudo o que ela sempre acreditou ser a verdade sobre sua vida, não era nadica de nada. 

Cenas muito forte e tensas de violencia doméstico me fez chorar de verdade, sentir pena da personagem e pensar meu deus, porque em pleno seculo 21 temos que ler, saber e viver com isso em nossas vida.. bem punk mesmo as cenas de violência. 

Nem de longe se tornou meu livro favorito da Jojo, ( ainda e Caminhos para Liberdade ) mas é mais um livro muito bom, do jeitinho que a autora adora nos contar... adorei !!! 




Sinopse : www.skoob.com.br 

Athene Forster abraçou a década de 1960 como poucos. Uma das jovens mais glamourosas de sua geração, era uma garota mimada e sem controle. Quando ela concorda em se casar, seus pais enfim respiram aliviados. Dois anos depois do casamento, contudo, os boatos de uma traição começaram a circular.

Trinta e cinco anos depois, Suzanna Peacock percebe que ainda tem dificuldades para se desvencilhar das famigeradas histórias da mãe. Ao retornar a Dere Hampton, sua cidade natal, o único lugar onde encontra paz é em sua loja: uma mistura de cafeteria e brechó que vende de tudo um pouco, desde bijuterias de segunda mão a um expresso decente. Lá ela faz amigos de verdade pela primeira vez, entre eles Jessie, uma jovem curiosa e muito criativa, e Alejandro, um argentino solitário que trabalha no hospital local e compartilha com Suzanna o gosto por um bom café e um histórico familiar complicado.

Mas, apesar dos esforços de Suzanna, o fantasma de Athene ainda a persegue. E só ao enfrentar tanto a família quanto seus medos ela será capaz de se reconciliar com o passado e encontrar a chave para sua própria história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua visita !!! Deixe seu email para que eu possa responder sua mensagem.
Ana Paula