Seguidores

sexta-feira, 14 de junho de 2024

O Avesso da Pele - Jeferson Tenório

Eu gostei da leitura mas de verdade não amei e nem achei tão sensacional como muita gente tem deixado muito claro ao ler esse livro. 

Ta longe de ser um livro ruim, não é isso que quero dizer, mas acho que criei aquele trem chamado expectativa e não foi tudo isso pra mim. ( e não to falando sobre o tema que sim é dificil demais de ler, de se colocar no lugar e principalmente de entender ) 

É um livro muito bem escrito, de maneira que a gente sente as emoções do que estamos lendo, e tenho como hábito sempre que leio um livro que é muito diferente da minha realidade, tentar me colocar no lugar do personagem ( assim como na vida onde tento sempre me colocar no lugar do outro ) mas aqui é muito dificil, porque por mais esforço que a gente faça pra se colocar no lugar do Pedro quem não sente na pele os acontecimentos jamais fará a menor ideia do que é essa injustiça, essa coisa horrenda chamada preconceito que só quem sente na pele e passa por isso sabe dizer com maior propriedade. 

A escrita do Jeferson é muito imersiva no sentido de que a gente sofre quando o Pedro, ja depois da morte do pai, narra tudo o que poderia ter vivido, o que não precisava ter acontecido, e a dor ao saber a forma injusta como seu pai morreu.

Claro que leituras como esse precisam nos fazer não só pensar, mas colocar em prática nossa ¨indignação ¨de forma que possamos ensinar nossos filhos, possamos nos educar pra que tenhamos em mente que o racismo não é só uma palavra, não é só ago distante da gente, e por mais que a gente todos os dias faça o exercicio de não julgar o outro pela cor, raça, credo ou forma de se viver, é preciso demais entender que todos temos direito ( e deveres claro ) , mas direito de sermos livres, de sermos vistos por nossas capacidades, por nosso carater, e não pela cor da nossa pele, e acima de qualquer coisa, é preciso muito RESPEITAR, e o ser humano parece que tem esquecido o significado dessa palavra no mundo de hoje. Respeito é fundamental pra todos. 

Indiscutivelmente é um livro bem marcante, que traz muitas reflexões e muitos questionamentos pra quem lê e que com certeza é impossivel voce passar por aqui e não questionar suas próprias atitudes

Valeu a leitura, sempre vale !!!


Sinopse : www.skoob.com.br 

Um romance sobre identidade e as complexas relações raciais, sobre violência e negritude, O avesso da pele é uma obra contundente no panorama da nova ficção literária brasileira. Vencedor do Prêmio Jabuti na categoria "Romance Literário".

O avesso da pele é a história de Pedro, que, após a morte do pai, assassinado numa desastrosa abordagem policial, sai em busca de resgatar o passado da família e refazer os caminhos paternos. Com uma narrativa sensível e por vezes brutal, Jeferson Tenório traz à superfície um país marcado pelo racismo e por um sistema educacional falido, e um denso relato sobre as relações entre pais e filhos.

O que está em jogo é a vida de um homem abalado pelas inevitáveis fraturas existenciais da sua condição de negro em um país racista, um processo de dor, de acerto de contas, mas também de redenção, superação e liberdade. Com habilidade incomum para conceber e estruturar personagens e de lidar com as complexidades e pequenas tragédias das relações familiares, Jeferson Tenório se consolida como uma das vozes mais potentes e estilisticamente corajosas da literatura brasileira contemporânea.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua visita !!! Deixe seu email para que eu possa responder sua mensagem.
Ana Paula