Seguidores

domingo, 21 de dezembro de 2014

Dom Casmurro - Machado de Assis

Quando terminei de ler esse livro ( depois de ler sei la quantas vezes, e quantos anos se passaram desde a última vez), tive uma certeza.... Bentinho era um maluco!!!

Quando li a primeira vez talvez ainda não tivesse a noção do que o ciúme era ou causava, mesmo eu sendo ciumenta desde sempre. O ciúme quando mal controlado, mau administrado é uma erva daninha, que corroe e que mata, sim mata. E foi isso que ele fez, matou um sentimento por uma simples dúvida. Ate menciona-se na capa desse livro que comprei que a história envolve adutério, mas juro por Deus que não sei onde... ou então sou muito cega.

Se antes eu já tinha minhas duvidas de que Capitu o traiu, agora depois de mais velha e conhecendo um tiquinho melhor esse sentimento, tenho certeza de que Capitu nunca traiu Bentinho ( na minha visão claro, tem muito gente que com certeza vai descordar ). Coitada da Capitu, pagou o preço de uma loucura e ele consequentemente tambem pagou , porque se afastou da mulher amada e do filho tão desejado. Ficou só, e com a certeza de que a única vez que o melhor de todos os sentimentos arrebatou seu coração, por pura idiotice, ele perdeu, na verdade, ele jogou pra longe, sem a menor chance de explicações ou entendimentos.

Enfim, pra mim, Bentinho foi um infeliz, de corpo, de alma e de coração, e Capitu uma vitima desse sentimento que um dia foi lindo e intenso, e que a deixou só e provavelmente muito infeliz. E fora o filho né, Ezequiel, que o amou como se ama um pai, e ele se fazendo de tonto... affff ... fiquei com tanta raiva desse Bentinho viu, acho que mais raiva dessa vez do que de todas as outras vezes que li.




Fonte : http://guiadoestudante.abril.com.br/estudar/literatura/dom-casmurro-resumo-obra-machado-assis-698985.shtml

Publicado pela primeira vez em 1899, "Dom Casmurro" é uma das grandes obras de Machado de Assis e confirma o olhar certeiro e crítico que o autor estendia sobre toda a sociedade brasileira. Também a temática do ciúme, abordada com brilhantismo nesse livro, provoca polêmicas em torno do caráter de uma das principais personagens femininas da literatura brasileira: Capitu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua visita !!! Deixe seu email para que eu possa responder sua mensagem.
Ana Paula