Seguidores

quarta-feira, 18 de março de 2020

Persuasão - Jane Austen

Mais uma obra da sempre romântica Jane Austen, e eu gostei bastante.

Como toda escrita da Jane, é bem mais lenta do que estamos acostumados nos romances modernos, mas eu achei que esse desenrolei bem mais rápido do que os outros dois que li dela. Meu favorito ainda é Razão e Sensibilidade, mas eu gostei bastante da historia de Anne Elliot e Frederick Wentworth.

Anne tem uma familia que nem jzuis na causa. Começa pelo pai, que imbecil ( Sir Walter Elliot), aquelas duas irmãs delas, uma vaca e uma chata kkkkkk ( a vaca Elizabeth, a chata Mary ) mas compensa porque o marido de Mary é gente boa. A madrinha Lady Russel apesar de as vezes ser sem noção, ela ama e cuida de Anne, e sua amiga Sra. Smith é uma figura, adorei o jeitão dela.

Há 8 anos Anne recusou o casamento com Frederick, ela muito jovem e ele indo para Marinha. Mas os anos se passaram e Anne ainda sofre por esse amor que não foi vivido mas foi muito correspondido. Agora que Frederick está de volta, Anne precisa saber lidar com o retorno à cidade do seu grande e único amor.

Como todo mocinho da dona Austen, esse não é menos lento. Mas as mocinhas da mesma dona Austen são determinadas e sabidas do que querem.

Nos romances da Jane, nada acontece como nos tempos e nos romances modernos, mas é tão gostoso mergulhar nesse universo mais calmo do seculo XIX, que voce precisa aprender a desacelerar a leitura e os acontecimentos dessa leitura.

Agora ainda tenho os outros 3 fisicos dela pra ler, que vou aos poucos, e pesquisar se alem desses seis livros que tenho dela, tem mais algum publicado pra eu ler, porque sim, quero conhecer todas as obras dela.



Sinopse : www.skoob.com.br 


O enredo gira em torno de Anne Elliot, filha de Sir Walter Elliot, um vaidoso e esnobe baronete. No passado, Anne apaixonara-se por Frederick Wentworth, que, embora belo, inteligente e ambicioso, não tinha tradições ou conexões familiares importantes - e assim Anne fora persuadida pela família a romper com ele. Em 1815, momento em que se passam os eventos narrados no livro, a boa, generosa e sensível Anne Elliot continua solteira, mas agora, aos 27 anos, pensa com mais autonomia e maturidade. Agora, também, a situação financeira de Sir Walter Elliot é desfavorável, e ele se vê obrigado a alugar a propriedade da família. Por força do destino, o novo ocupante da residência é cunhado de Wentworth. Quase oito anos após o rompimento, Anne se verá novamente convivendo com seu grande amor, agora um capitão da Marinha, e reflexões, conjunturas e arrependimentos serão inevitáveis. Anne e Frederick se redescobrem apaixonados, e renovam o compromisso de casamento. Com o mesmo texto leve e envolvente - mas irônico e perspicaz - que a caracteriza, Austen faz aqui uma crítica à vaidade típica da sociedade inglesa do início do século XIX, ao mesmo tempo em que enfoca o tema do casamento, quase onipresente em seus escritos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua visita !!! Deixe seu email para que eu possa responder sua mensagem.
Ana Paula