Seguidores

segunda-feira, 11 de março de 2024

O Príncipe - Nicolau Maquiavel

O primeiro Clássico do Ano e eu queria muitooo ler esse livro . Desde que vi a Série Os Borgias fiquei curiosa quando descobri que Maquiavel escreveu esse livro depois de acompanhar nem de perto o comportamento do Cesar Borgia, filho do então Papa Alexandre VI. 

Na serie, na historia, nos estudos que andei pesquisando, Cesar Borgia nunca teve um comportamento exemplar, foi Cardeal sem nunca ter sido padre, não era la muito adepto de receber e cumprir ordens e sempre achava que tudo o que fazia era o certo, ele erra, jamais ne

Então baseando-se nessa convivência muito próxima , Maquiavel se inspirou não só nele, mas em outros nobres da mesma época pra escrever esse livro. 

Eu confesso que achei o  livro uma chatice. Repetitivo, político demais , e pra mim um manual do que nçao fazer. 

Claro que alguns dos relatos ali são muto üteis ¨pra quem tem interesse nesses assuntos sobre política, em como um Principe , ou um líder deve se colocar, agir e até o contrario, como não fazer nada daquilo, mas sinceramente eu achei o livro  um pouco demais. 

Tem muita coisa ali que pensava é serio que eles ( os líderes) acham que e certo fazer isso, e o pior muitos realmente reproduziram e reproduzem esses compartamentos, inclusive atualmente 

Um livro que foi escrito em 1513 e que parece tão atual chega a ser surreal, Sinceramente  achei o livro um pouco egocentrista demais. Porque se um lider achar que ler um livro desse e fizer o que Maquiavel ( que nunca foi lider de nada rrss ) achar que sera um lider bom, preciso questionar o que acho bom e o que acho ruim rrss

Maquiavel era muito inteligente, e acredito que um excelente observador. De acordo com historiadores, ele relatava compartamentos de como as coisas são,e não como deveriam ser ( ufa rrss ) 

Não é uma obra facil de ler, e nem de entender, mas eu tenho gostado bastante de ler clássicos e sempre dou uma pesquisada antes de chegar ao ponto de ler um. Valeu a leitura, sempre vale 





Sinopse : www.skoob.com.br 

Rejeitando os valores tradicionais da teoria política, Maquiavel usou sua experiência na turbulenta república de Florença escrever este livro. Em 
O príncipe, o leitor descobrirá a fase do autoritarismo político e as qualidades que um príncipe ou governante precisa ter para ser manter no poder através do medo, da repressão e da hipocrisia. Nova tradução do italiano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua visita !!! Deixe seu email para que eu possa responder sua mensagem.
Ana Paula