Seguidores

sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

A História Secreta da Mulher -Maravilha - Jill Lepore

¨... Marston acreditava que as mulheres deviam governar o mundo porque o amor é mais poderoso que a força ¨ ( p. 133 ) 

 ¨ Com a beleza de Afrodite , a sabedoria de Atena, a força de Hércules e a velocidade de Mercúrio, ela traz à America os dons eternos da mulher: o amor e a sabedoria! ¨ 

A primeira coisa que pensei enquanto estava lendo esse livro foi, como nós, mulheres de hoje, somos felizardas, o quanto as mulheres do século 19 lutaram pelos nossos direitos, e tanto ainda temos que conquistar, mas o quanto elas lutaram me deixa feliz e envergonhada ao mesmo tempo. Pode parecer bobagem, mas não, elas lutaram, algumas ainda lutam, muitas lutam e nem tem certeza do porque lutam, mas enfim, fazer cada uma de nós a sua parte já é um grande começo.

 ¨ As mulheres tem o dobro do desenvolvimento emocional e da capacidade amorosa dos homens. E ao desenvolverem mais capacidade para o sucesso mundano quanto já tem capacidade para o amor, elas claramente virão a dominar os negócios, a nação e o mundo... Em quinhentos anos, haverá uma grande batalha dos sexos. E em mil anos as mulheres com certeza vão dominar o país. ( prof. Marston - p. 212/213) 

Jill Lepore nos conta aqui como Marston criou a maior heroína da historia do ocidente. Com suas pesquisas ela traz ricos detalhes sobre a vida e a obra desse homem inquieto, que não se fixava em nenhuma profissão, que inventou o detector de mentiras, mas que no fim ficou conhecido pela criação da heroína.

Willian Moulton Marston ( 1893- 1947 ) ou simplesmente Professor Marston foi um homem muito ¨peculiar¨na minha humilde opinião. Lendo esse relato da Jill tive a impressão de que ele tentou ser muita coisa e não foi nada, era o típico faça o que eu digo não faça o que eu faço, era folgado, adultero, egoísta, e vou parar de tecer meus comentários sobre ele porque eu sinceramente não gostei nada dele. Achei que ele fou um oportunista isso sim kkkkk.

Quando Marston ainda era um jovem rapaz estudante de Harvard, ele acompanhou muito do movimento Sufragista nos EUA ( é um movimento social, político e econômico de reforma, com o objetivo de estender o sufrágio  (o direito de votar) às mulheres.) , e isso foi o que o inspirou para criar a heroína mais famosa do mundo dos quadrinhos. No meu conceito, ai entra o faça o que eu digo não faça  o que eu faço. Porque ele tinha ideias geniais de como a mulher ser independente, e retratou muito disso nos quadrinhos ( muitos inclusive são mostrados no livro ), mas na sua vida, no dia a dia, era um homem inconstante, nunca se firmava num emprego, se achava muito mais do que era, e alem de tudo isso, ainda era sustedo pela esposa oficial, e tinha mais duas, tudo morando debaixo do mesmo teto, cada uma contando uma história para as crianças. 

Apesar da historia ser interessante, achei o livro bem cansativo, maçante, com muitas informações que certamente poderiam ter sido resumidas em menos história e menos páginas. Tem muitas citações que  são inspiradoras, mas outras chegam a ser irritantes. Me irretei demaissss com as mentiras entre a familia dele ( filhos, esposa, amante ). A esposa oficial trabalhava muito para sustentar a familia que não era pequena. A ex-aluna virou caso e foi empurrada por ele a viver dentro da casa dele e sua mulher, e logo mais outra mulher apareceu. Todas sabendo exatamente qual papel cada uma delas exercia, muitas vezes confundindo a cabeça das crianças, que mesmo depois de adultos ainda se negavam a dizer as verdades verdadeiras. 

Prof Marston inventou o detector de mentiras e ¨poderia ter sido lembrado por este experimento, e um século depois, o detector ainda é usado, e esta por toda a parte na historia da heroina ¨( p.57). Verdade que o Laço da Verdade que a Mulher Maravilha usa foi inspirada nessa invenção, e nos quadrinhos dela muitas vezes o aparelho do detector criado por ele esta la. 

Então, como eu disse a leitura é cansativa mas vale o conhecimento. Pra quem é fã então, é uma excelente pedida, eu sou fã da MM mas não muito, então foi uma nova descoberta mas em absoluto mudou meu gosto.


¨A Mulher Maravilha não teve inicio em 1941, quando Willian Moulton Marston entregou o primeiro roteiro. A Mulher Maravilha teve seu princípio em um dia de inverno em 1904, quando Margareth Sanger puxou Olive Byrne do meio da neve ( é preciso ler o livro pra saber quem é quem e o porque dessa constatação). A luta pelo direito das mulheres não veio em ondas. A Mulher Maravilha, um dos super-heróis mais importantes dos anos 40, foi produto dos movimentos sufragistas, feministas e pró-controle de natalidade dos anos de 1900 e 1910, e virou referência dos movimentos pela libertação feminina e feministas dos anos 1960 e 1970. A luta pelos direitos das mulheres tem sido um rio, que avança sem parar.¨ ( p.361) 





Sinopse : www.skoob.com.br 

A história secreta da maior super-heroína de todos os tempos A Mulher-Maravilha, personagem criada em 1941, é a super-heroína mais popular de todos os tempos. Com exceção do Superman e do Batman, nenhum super-herói tem uma carreira tão duradoura ou influencia tanta gente quanto ela. Em uma pesquisa fantástica realizada pela historiadora de Harvard e redatora da revista New Yorker Jill Lepore, o leitor terá acesso à origem dessa que é uma das mais importantes super-heroínas da cultura ocidental. Uma surpreendente trama familiar, fatos cruciais para o feminismo do século XXI e a Mulher-Maravilha como você nunca viu!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua visita !!! Deixe seu email para que eu possa responder sua mensagem.
Ana Paula