Seguidores

domingo, 14 de julho de 2019

O Navio das Noivas - Jojo Moyes

Eu tinha lido que esse era um dos livros mais lindos da Jojo, e, apesar de eu ter achado ele muito lindo, não foi, nem de longe meu favorito. E nem to falando do famoso Como Eu Era Antes de Voce
e suas continuações, que sim, amei, mas tambem amei Um mais Um, Baía da Esperança ( resenhados AQUI ) . Achei O Navio das Noivas meio enrolado, com muitosssss personagens, e apesar de ser uma linda historia, e apesar da ficção aqui contada, a avó de Jojo tambem estava nesse Navio que saiu da Australia em 1946, cheio de esposas rumando ao encontro de uma nova vida, de encontrar seus maridos no pós Segunda Guerra  rumando pra Inglaterra.

Eu colocaria esse livro junto com o Nada Mais a Perder, que é lindo, mas tambem achei muito enrolado. Muitas informações e como eu disse, muitos personagens que enquanto a gente não se familiariza com todos, é uma confusão só.

Começamos com uma avó e sua neta Jennifer em um passeio pela India, mas a avó passa mal ao observar o nome de um Navio atracado por la, e então voltamos no tempo. E a historia começa a ser contada desde o momento em que algumas das noivas embarcam no Victoria ( na verdade centenas de noivas... o navio tem no total quase 600 passageuros, entre fuzileiros, comandante, noivas, etc). Margareth, Avice, Jean e Frances se tornam ¨amigas de cabine¨, apesar de Avice ser uma tonta e metida. Frances e Margareth são as menos toscas e de cara criam uma amizade mesmo que diferenciada. Margareth está cada vez mais enorme, ja que está grávida, e ela não esta mito satisfeita com sua condição.

Vamos aos poucos descobrindo a historia de cada uma delas ( elas são nessa Parte 2, as personagens principais), como cada uma conheceu seus maridos fuzileiros, como elas se sentem por estarem nesse navio ( elas ficam 6 semanas intermináveis , eu de pensar ja desisti, mas entendi completamente o motivo delas, mesmo tendo pouco conhecimento sobre seus maridos ( algumas só os viram poucas vezes).

Muitas situações são sofridas demais. Fiquei com muita pena de Jean, por tudo o que ela passou. Quanto mais a gente vai conhecendo a historia dessas personagens, mais vamos entendendo  o porque delas arriscarem tudo pra ir ao encontro de seus maridos, mudarem de país, sem sequer saber como, onde e com que viverão.

Margareth tem tantas dúvidas sobre sua nova vida que a espera que é angustiante. Avice é tão casca externa que a gente não sabe o que esperar dela, mas confesso que fiquei com pena dela quando a bomba cai no coo dela, e tudo o que ela acreditava muda de uma hora pra outra. Mesmo ela sendo uma mala egoista e mimada.... fiquei com pena.

E Frances, que dó dela, como ela sofre, ave maria. Quando essa segunda parte termina com a frase ¨E foi a ultima vez que a vi, ja pensei, ai que merda, não vai ter final feliz, vou ler esse livro, sofrer com os personagens, muitas vezes querer desistir, sim porque o ritmo dele é muito lento e da vontade de largar de lado sim, pra Jojo não dar um final feliz, eu ia xingar até.... Mas nãoooooooooo... Ai vem a Parte três, e meu coração explodiu rrss. Que final mais lindo, que personagem forte, e apesar de ter entendido quem era a avó de Jennifer dentre as personagens principais do navio, eu ainda fiquei na dúvida ate o nome dela ser mencionado pra ter certeza de que aquela historia linda, aquele final feliz tinha sido dela. Jojo tem esse dom, misturar passado e presente e fazer com que tudo se amarre de um único jeito, lindo, feliz, pena que o livro tem um ritmo um pouco parado, porque se nao fosse por isso, a leitura fluiria muito melhor.

Mas como eu sempre digo, valeu a leitura, sempre vale. !!!!



Sinopse : www.skoob.com.br 

Austrália, 1946. É terminada a Segunda Guerra Mundial, chega o momento de retomar a vida e apostar novamente no amor. Mais de seiscentas mulheres embarcam em um navio com destino a Inglaterra para encontrar os soldados ingleses com quem se casaram durante o conflito. 
Em Sydney, Austrália, quatro mulheres com personalidades fortes embarcam em uma extraordinária viagem a bordo do HMS Victoria, um porta-aviões que as levará, junto de outras noivas, armas, aeronaves e mil oficiais da Marinha, até a distante Inglaterra. As regras no navio são rígidas, mas o destino que reuniu todos ali, homens e mulheres atravessando mares, será implacável ao entrelaçar e modificar para sempre suas vidas. 
Enquanto desbravam oceanos, os antigos amores e as promessas do passado parecem memórias distantes. Ao longo da viagem de seis semanas — apesar de permeada por medos, incertezas e esperanças — amizades são formadas, mistérios são revelados, destinos são selados e o felizes para sempre de outrora não é mais a garantia do futuro que foi planejado.
Com personagens únicas e uma narrativa tocante, Jojo Moyes conta uma história inesquecível que captura perfeitamente o espírito romântico e de aventura desse período da História, destacando a bravura de inúmeras mulheres que arriscaram tudo em busca de um sonho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua visita !!! Deixe seu email para que eu possa responder sua mensagem.
Ana Paula