Seguidores

quarta-feira, 16 de março de 2022

Elza - Zeca Camargo

Eu nunca fui fã de Elza Soares, claro que conhecia a artista, m pouco da sua historia por conta do seu casamento até conturbado, como a imprensa sempre fez questão de deixar claro,  com Garrincha, mas não sabia sobre a sua historia de vida, suas dores, seus amores, seus bons e maus momentos, e como amo ler uma boa biografia, com certeza essa não ficaria de fora. 

Por algumas resenhas que eu tinha lido, mesmo sem spoiller, muitas eram muito claras e unânimes em mostrar que Elza foi uma sofredora, uma guerreira em todos os sentidos para ambas as situações. E lendo com detalhes ela contar sua historia de miséria, fome, perdas, sucesso, fracasso, riqueza e pobreza é mesmo de se tirar o chapéu pra essa mulher que viveu 90 anos sem nunca ter um minuto sequer de paz e sossego. 

Diz ela em sua biografia que a Elza Soares nunca esmorece, nunca se permite cair, sofrer ou não lutar. A Elza Conceição sim ( seu nome de batismo Elza Gomes da Conceição ) . E com pesar  ela nos conta a perda de 4 dos seus 8 filhos, diz que não importa se recem nascido, vivido ou adulto, perder um filho nunca é fácil. Como foi casar aos 13 anos, aguentar um marido abusivo, ter filhos quando ela mau tinha deixado de ser uma criança. Como sua carreira começou, mas a parte mais intensa é sem dúvida seu relacionamento com Garrincha. 

Uma das coisas que ela mais fala é que ela já tinha uma vida estruturada, uma carreira reconhecida e consolidada mas desde que ela se uniu à Garrincha, Elza era conhecida como a mulher de Garrincha, em todos os lugares e em todas as situações. E ela sofreu  enquanto  esposa dele viu . A bebida foi o fator principal do inferno matrimonial que Elza viveu com o ele. 

Tudo na vida de Elza foi conquistado com muito suor, lagrimas, esforço e persistência, porque muitas de nós teríamos desistido muito antes de tantos acontecimentos. 

Eu gostei muito de ler mais essa rica biografia. E que sorte que toda essa historia foi contada com Elza em vida, pra que ela mesma pudesse testemunhar sua historia contada de maneira tão clara e real. Zeca colocou muita emoção na sua escrita, dando seu próprio testemunho de como foi contar essa historia. 





Sinopse : www.skoob.com.br 

Elza é a aguardadíssima biografia oficial e definitiva de uma das maiores cantoras de todos os tempos e ícone cultural brasileiro. Zeca Camargo narra a história de Elza Soares, da infância pobre ao sucesso, consagrada em discos que marcaram a música brasileira e, mais recentemente, nos ovacionados e premiados A mulher do fim do mundo e Deus é mulher. Nas palavras de Zeca: “Esta é a versão final, definitiva, contada por ela. Elaborada por mim, mas a matéria-prima é a memória da Elza – e isso é muito, muito fascinante. É como um mergulho nessa vida maravilhosa e nessa trajetória incrível.” Com coordenação de conteúdo de Juliano Almeida e Pedro Loureiro, o livro foi construído a partir de muita pesquisa do autor e ao longo de dezenas e dezenas de encontros entre Elza e Zeca no apartamento da autora, no Rio de Janeiro. Foram momentos de conversas deliciosas e uma interação fantástica, transpostas em livro num texto ágil e revelador que funciona como um passeio pelas lembranças de uma de nossas maiores artistas.

Grande diva da música brasileira, Elza Soares, nascida e criada numa favela carioca, filha de uma lavadeira, casou-se muito cedo e logo teve filhos. Por essa época participou do programa de calouros de Ary Barroso, onde recebeu nota máxima. A partir daí, conquistou plateias no Brasil e no mundo. Considerada uma eterna vanguardista, sempre abriu espaço para diversas tendências artísticas. Admirada por artistas como Caetano Veloso, Chico Buarque e Marisa Monte, entre outros, Elza segue tocando sua carreira com vitalidade e agenda cheia. Seu disco mais recente é Deus é mulher, de 2018, indicado ao Grammy Latino.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua visita !!! Deixe seu email para que eu possa responder sua mensagem.
Ana Paula