Seguidores

quarta-feira, 17 de abril de 2019

Um Milhão de Finais Felizes - Vitor Martins

Eu queria muito ler esse livro, muito mesmo. Desde a Bienal de 2018 fiquei curiosa pra saber o que Vitor nos contaria nessa historia que foi tão falada. Como eu disse na resenha do seu outro livro, o Quinze Dias ( resenhei AQUI ), eu li primeiro o Quinze Dias pra ver a pegada da escrita do Vitor pra depois ler esse. E acho que fiz certo viu, porque esse livro é uma porrada nas emoções. Quinze Dias até tem um draminha do protagonista ( quando digo draminha não to menosprezando a historia, que fique claro), digo no sentido de que as emoções dos protagonistas não são descritas tão profundamente como é com os protagonistas desse livro, e essas emoções é que são a porrada que me referi nas emoções.

Eu amei demais o Arthur, que personagem incrível, que coração. Karina é a amiga que todo mundo quer e precisa ter, por todos os momentos da vida. Isadora é uma boa amiga, ate voce conhecer a Karina, ta mais da pra se apaixonar pelas duas, de maneiras diferentes, mas dá. Danilo é  o engraçadão da turma, ate com os problemas dele ele faz piada. Mas sua familia da pra ele uma base que da inveja em todo mundo ( aquela invejinha branca sabe, que voce tem vontade de ter uma amizade profunda com eles todos ).

Depois de falar de todos esses amigos incríveis, vamos ao protagonista... Jonas ( só imaginava ele velho com esse nome kkkkk ). Nosso protagonista não tem nem 20 anos e sua vida já é uma montanha russa de emoções, questionamentos, culpa pra todo lado, perrengue com o pai principalmente. Cada vez que o autor contava os momentos de Jonas com os pais, dentro de casa, eu ficava pensando, meu Deus, o que será que esses rapazes e moças passam e sofrem quando agem ou pensam diferente do que os pais conservadores acreditam ser a unica verdade da vida. Me punha no lugar dele o tempo todo, e ainda assim não conseguia mensurar o que ele sentia. Tenho uma mãe bem bravona, apesar de não ser conservadora, eu ficava pensando como ela agiria numa situação dessa. Hoje sou mãe, e penso eu como eu agiria se Jonas fosse meu filho. E acredito que tenho sorte de pensar diferente dos pais dele. Me imaginei muito como a mãe de Danilo, amando seus filhos incondicionalmente, independente de qualquer escolha que eles possam fazer na vida deles. Mas tambem me pego pensando, falar é tão fácil. Quando a água bate na bunda é que a gente vai reagir e agir ne. Mas entender e explicar pros filhos todos os dias que Respeito é o que precisa mover o mundo, com certeza fara de mim e deles pais mais conscientes e menos preconceituosos.

Claro que com 20 e poucos anos a mais que os protagonistas dessa historia, achei algumas coisas dificeis de entender, mas como eu sempre digo e faço quando leio qualquer livro ou ouço qualquer historia, eu tento me colocar no lugar do outro e tento me lembrar que aos 20 anos todos temos muitos medos, muitas inseguranças, Não que aos 40 a gente não tenha, tem sim, mas são diferentes, só.

Não curti muito a parte da história de piratas, mas só porque não sou fã de piratas rs. O resto foi demais. Mas fiquei tão tão feliz com a familia que Jonas criou pra si, com sua nova fase, a seguraça que dia a dia ele vai conquistando, e de novo, adorei adorei o Arthur. Acho que no fim das contas eu c urti mais o Arthur do que o Jonas, rrss.

E aquele final !!!! Emocionante, lindo e marcante. Adorei, mesmo !!!!





Sinopse : www.skoob.com.br 

Jonas não sabe muito bem o que fazer da vida. Entre suas leituras e ideias para livros anotadas em um caderninho de bolso, ele precisa dar conta de seus turnos no Rocket Café e ainda lidar com o conservadorismo de seus pais, sua mãe alimenta a esperança de que ele volte a frequentar a igreja, e seu pai não faz muito por ele além de trazer problemas.
Mas é quando ele conhece Arthur, um belo garoto de barba ruiva, que Jonas passa a questionar por quanto tempo conseguirá viver sob as expectativas de seus pais, fingindo ser uma pessoa diferente de quem é de verdade. Buscando conforto em seus amigos (e na sua história sobre dois piratas bonitões que se parecem muito com ele e Arthur), Jonas entenderá o verdadeiro significado de família e amizade, e descobrirá o poder de uma boa história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua visita !!! Deixe seu email para que eu possa responder sua mensagem.
Ana Paula