Seguidores

segunda-feira, 6 de abril de 2015

Ratos - Gordon Reece

Livro Maravilhoso !!! Livro intrigante !!!! Livro surpreendente !!! Livro bom demais !!!!

Por indicação de um dos grupos de leitura que faço parte no facebook, iniciei a leitura desse livro, dentre tantos que tenho pra ler, pensei, bom, se muita gente esta comentando o livro, é sinal de que deve ser bom mesmo. Então parti para a leitura. E que felicidade ter encarado essa excelente historia.

Ratos é um livro que mexe demais com o nosso conformismo, ou melhor, nos faz pensar até que ponto o ser humano pode chegar quando se sente, ou se está, pressionado por alguma situação. Claro que se todos nos deixássemos levar pela impulsividade nada e ninguém nesse mundo sobreviveria ao caos do qual vivemos ultimamente.

Mas a historia de Ratos começa nos apresentando Shelley, uma garota de 15 anos que não tem levado uma vida fácil. Seus pais se separaram, sua mãe perdeu quase tudo o que tinha, suas melhores amigas da escola resolveram pega-la pra cristo e começam a infernizar a vida de Shelly na escola. Ai começa uma das agonias maiores dos jovens de hoje  ( em sua grande maioria jovens como sabemos, mas que muitas pessoas sofrem independente da idade que tenham), que é o bulling. Shelley é tão mal tratada por suas antes melhores amigas, que chega a doer na gente que lê a historia. E os ataques são tão violentos ao ponto de mudar a vida dela e se sua mãe.

Shelley refere-se o tempo todo no livro à sua condição de ¨submissa¨ com relação à sua propria vida, e a vida de sua mãe, não uma submissão por imposição de alguma coisa, ou de alguém, mais uma submissão com elas mesmas, por se conformarem sempre com tudo, sem reclamar nunca de nada, sem se exporem, nem mesmo pra dar opiniões diferentes das delas. Confesso que é meio desesperados em alguns acontecimentos que elas não reagem, eu ficava com vontade de dar um sacolejo nelas viu...rrss

Depois do mais grave bulling sofrido por Shelley, e quando ela finalmente esta tentando se recuperar de tamanha barbárie, no seu aniversario de 16 anos um acontecimento muda para sempre a vida de mãe e filha.

É claro que eu jamais vou escrever aqui o que é, quem tiver curiosidade precisará ler o livro, que como eu disse vale muito a pena, mas esse acontecimento causa uma reviravolta tão grande na história e na vida de Shelley e sua mãe que o questionamento é inevitável.... até que ponto um ser humano, quando muito pressionado, pode chegar para ¨tomar as rédeas¨ da sua vida. ??!!

O ser humano é complexo até, então nunca saberemos onde podemos chegar, à que limite nos levam as circunstâncias de alguns acontecimentos, para saber friamente qual atitude tomar.

Enfim, o livro é um espetáculo, muito envolvente, em alguns momentos fica sim repetitivo, alguns capítulos poderiam não ter existido, por descrever detalhes desnecessários à história em si, mas mesmo com alguma enrolação em determinados trechos, o livro em nada perde sua qualidade e seu valor. Eu adorei, e com certeza vai ser uma boa indicação pra quem me perguntar sobre bons livros.



Sinopse - por 

Shelley e a mãe foram maltratadas a vida inteira. Elas têm consciência disso, mas não sabem reagir — são como ratos, estão sempre entocadas e coagidas. Shelley, vítima de um longo período de bullying que culminou em um violento atentado, não frequenta a escola. Esteve perto da morte, e as cicatrizes em seu rosto a lembram disso. Ainda se refazendo do ataque e se recuperando do humilhante divórcio dos pais, ela e a mãe vivem refugiadas em um chalé afastado da cidade. Confiantes de que o pesadelo acabou elas enfim se sentem confortáveis, entre livros, instrumentos musicais e canecas de chocolate quente junto à lareira. Mas, na noite em que Shelley completa dezesseis anos, um estranho invade a tranquilidade das duas e um sentimento é despertado na menina. Os acontecimentos que se seguem instauram o caos em tudo o que pensam e sentem em relação a elas mesmas e ao mundo que sempre as castigou. Até mesmo os ratos têm um limite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua visita !!! Deixe seu email para que eu possa responder sua mensagem.
Ana Paula