Seguidores

sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Extraordinário - R.J.Palacio

¨ Vamos sempre tentar ser o mais gentil que o necessário ¨ ( Sr. Buzanfa ...) 

Que livro MARAVILHOSO, emocionante, delicado. Fico me perguntando porque não li antes essa beleza de historia. Todo mundo deveria ler esse livro, adultos, crianças, pais, professores, é uma lição de amor, de amizade, de respeito e de ¨xô preconceito ¨.

August Pullman, ou simplesmente Auggie é um menino Extraordinário. Auggie nasceu com Distose Bucomaxilofacial previamente desconhecida causada pela mutação de um autossomo recessivo de gene TCOF1, localizado no cromossomo 5, complicada por uma microssomia hemifacial caracterizada de espectro óculo-aurículo-vertebral¨, isso é o que explica a genética. Na verdade Auggie tem o rosto todo ¨fora do lugar¨, labio leporino de nascimento e muitas cirurgias que tentaram amenizar a síndrome, mas acima de tudo o que Auggie mais tem é o preconceito ao seu redor. Durante anos seus pais o pouparam de encarar e enfrentar a malediscência das pessoas, por isso Auggie nunca foi à escola, as crianças do seu bairro o viam sempre, torciam os pescoços pra enxerga-lo e se assustavam quando davam de frente com ele, mas o ¨mundo¨não o conhecia, ate ele entrar na escola.

E, é na escola que sua saga começa.

É na escola  que a crueldade e a curiosidade do ser humano se mostra com toda sua força, mesmo que por meio dos alunos da mesma idade que ele ou dos pais desses alunos.

Os pais de Auggie decidem que é hora de soltar ele para o mundo, e para quem é pai, isso é realmente muito dificil, mas totalmente necessário. Auggie não quer, reluta, briga com os pais, enfrenta todos os olhares e comentários maldosos que todos na escola fazem, diretamente ou de maneira velada. Tudo isso é um prato cheio para jogar a auto estima de Auggie la pro chão, mas ele é engraçado , divertido, e mesmo ficando abalado e triste, ele se mantem firme e forte no seu propósito de estudar e ter seu lugar ao Sol. Testemunhar essa luta é emocionante, parece que a gente ta sentado lá, bem em frente à sua casa, espiando pela janela da casa da frente. É claro que algumas lágrimas rolaram ne gente, o discurso do Sr. Buzanfa, foi o ponto alto do livro, emocionante.

A autora conta toda essa saga de maneira facil, fluida, onde os envolvidos na historia contam uma parte do que é estar na vida do Auggie.

Olivia, ou Via, sua irmã, foi a  parte que mais me emocionei, como mãe me serviu como um alerta profundo para que toa atitude tomada perante um filho, seja ela a mais dificil possivel, nunca me faça negligenciar o outro filho, seja no carinho ou na bronca mesmo.

¨A grandeza não está em ser forte, mas no uso correto da força. Grande é aquele cuja força conquistas mais corações ¨


Simplesmente Extraordinário !!!!!



Sinopse : www.skoob.com.br

O livro conta a história de Auggie, um menino que nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial. Em um manifesto em favor da gentileza, ele enfrenta uma missão nada fácil quando começa a frequentar a escola pela primeira vez: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua visita !!! Deixe seu email para que eu possa responder sua mensagem.
Ana Paula