Seguidores

sábado, 23 de março de 2019

Quinze Dias - Vitor Martins

¨O destino pode ser um escudo ou uma espada. Cabe a voce decidir ¨

Eu nunca tinha ouvido falar do Vitor ou dos livros dele até a Bienal de SP de 2018.

Infelizmente só descobri sua obra depois que a Bienal passou porque o bum dos canais e blogs de leitura com seu novo livro ( Um Milhão de Finais Felizes, que eu anda não li ) . Muita gente falando bem, muitas resenhas positivas. Ai ao invés de ler o livro do momento, peguei esse mais antiguinho... e eu adorei, mesmo.

Aqui conhecemos a historia do Felipe, um garoto de 17 anos que sofre bullyng  por ser gordo e infelizmente não sabe como lidar com essa atitude detestável dos colegas de escola. Pra sua sorte ele tem uma mãe atenciosa, divertida que o faz ser confiante apesar de tudo. Mas a insegurança dele atinge niveis que nem sua mãe pode imaginar.

Felipe era um garotinho feliz, que adorava nadar na piscina do prédio que mora, junto com Caio, seu amigo de braçadas. Ai ele cresceu, ele e Caio se afastaram apesar de continuarem vizinhos. A escola é um lugar onde ele se sente mau por conta dos insultos que sofre. Mas em quinze dias sua vida vai mudar completamente. Caio, aquele seu ex amigo nadador, seu vizinho vai passar 15 Dias na casa dele ja que os pais de Caio viajam de férias e não o levarão.

Esses 15 dias serão tão decisivos na vida de Felipe. Ele vai descobrir tanta coisa sobre ele, sobre os outros, sobre sua própria força que foi ai que eu adorei o livro. Suas descobertas são sutis, cada passo dado é o que o faz se enxergar. É bonito demais ver como ele vai criando coragem, como ele vai se reconhecendo, deixando de lado o preconceito dos outros pra com ele. E aquela cena final foi o topo do topo da mudança e terminei de ler o livro com um grande sorriso no rosto.

Achei o Caio um fofo. Tão gentil, tão sentimental, tão educado.

Enfim, o livro é uma delicia de ler, com uma mensagem muito positiva e que nos faz pensar, acima de qualquer coisa que o diferente não existe. A gente acha que sim, mas não. Existe coisas, pessoas, momentos diferentes da gente, do que acreditamos, mas é só isso. O que é preciso é respeitar e só, não aceitar, não entender, RESPEITAR, porque a vida do outro é do outro e nós não temos nada que ver com isso.

Se seu amigo ou vizinho é gordo, é magro, é homossexual, é heterossexual não é da sua conta. Não é problema seu, cuide unica e exclusivamente da sua vida e deixe que ele cuide da dele. Ensine seu filho a respeitar o que não é igual à ele, crianças apesar de crianças são muitas vezes cruéis nas ¨brincadeiras¨e muitas das vezes eles não tem ideia do que as ofensas que eles jogam pra cima de colegas, causam em quem escuta.

Respeite para ser respeitado. Simples Assim !!!!




Sinopse : www.skoob.com.br 

Felipe está esperando por esse momento desde que as aulas começaram: o início das férias de julho. Finalmente ele vai poder passar alguns dias longe da escola e dos colegas que o maltratam. Os planos envolvem se afundar nos episódios atrasados de suas séries favoritas, colocar a leitura em dia e aprender com tutoriais no YouTube coisas novas que ele nunca vai colocar em prática. 

Mas as coisas fogem um pouco do controle quando a mãe de Felipe informa que concordou em hospedar Caio, o vizinho do 57, por longos quinze dias, enquanto os pais dele estão viajando. Felipe entra em desespero porque a) Caio foi sua primeira paixãozinha na infância (e existe uma grande possibilidade dessa paixão não ter passado até hoje) e b) Felipe coleciona uma lista infinita de inseguranças e não tem a menor ideia de como interagir com o vizinho. 

Os dias que prometiam paz, tranquilidade e maratonas épicas de Netflix acabam trazendo um turbilhão de sentimentos, que obrigarão Felipe a mergulhar em todas as questões mal resolvidas que ele tem consigo mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua visita !!! Deixe seu email para que eu possa responder sua mensagem.
Ana Paula