Seguidores

sábado, 5 de maio de 2018

Vacas - Nem toda mulher quer ser Princesa - Dawn O´Porter

¨Não Seja Uma Maria Vai com as Outras ... faça as coisas do seu jeito ¨

Quando resolvi ler esse livro, peguei indicações do Youtube dos canais que sigo, li as resenhas ( sem spoiller ) do Skoob, e quase todas diziam LIVRÃO DA PORRA, LIVRÃO BOM DA PORRA, e fiquei muito curiosa... Ai vou  dizer, eu , o que achei do livro... nessa mesma unica frase !!!! ... LIVRÃO DA PORRA, LIVRÃO DA PORRA, LIVRÃO DA PORRAAAAAAAAAAAAA

PQP que livro foi esse gente. Nunca pensei que amaria tanto ler um livro, que queria consumi-lo cada vez mais, que queria que ele acabasse pra eu saber o desfecho, mas não queria acabar porque eu sabia que ia sentir uma gigante ressaca literária... 

Aqui conhecemos a historia de Tara, Camille e Stella. Gostei da Tara, Amei a Cam e Detestei a Stella.

As três não se conhecem, mas um acontecimento faz com que elas se conheçam, e que mesmo tendo ideias completamente diferentes do que é a vida, elas acabam se ¨ligando¨. Eu não vou contar o que elas fazem, o que falam, porque elas se tornam conhecidas, porque ai, alem de ser um spoiller gigante, ia ficar longa demais essa resenha ( que tenho certeza que vai ficar ).

O que quero falar aqui ( inclusive mostrando trechos do livro ) é que esse livro DEVERIA SER LIDO POR TODO MUNDO, HOMENS E MULHERES.

Vacas nos fala de temas que são muito conhecidos à nos mulheres, vida corrida, com filhos ou sem filhos, masturbação, sexo casual ou recheado de compromisso, ser mãe solteira, não desejar ter filhos e ser feliz com essa escolha, ter filhos e ser tão feliz quanto qualquer outra, trabalho, doença, desespero, tpm, tudo gente, é sensacional.

Os capítulos são intercalados com as três personagens, temos a visão das três sobre o que cada uma delas esta passando no seu momento de vida. Tara faz uma coisa que acaba sendo exposta e paga um preço, muito alto por ter feito o que fez. Cam é exatamente o que e quem ela quer ser, mas paga um preço tão alto por isso, que até sua própria familia critica suas escolhas. Stella é uma vaca, mesmo, odiei ela desdo o começo, mas depois, apesar de não justificar suas atitudes anteriores, fiquei com pena dela sabe.

Vou muito, de verdade, ler tudo de novo esse livro, daqui 1 ano??, talvez mais, talvez menos, fazer muitas marcações nas paginas, muitos post-its, selecionar muitos quotes, porque esse livro merece.

Eu amei tudo nesse livro ( só Stella que não kkk ), mas o que mais me ganhou foram as frases de efeito nos textos da Cami. A gente que é mulher, reclama o tempo todo que o mundo coloca a gente numa posição inferior, ah porque somos mulheres, ah mas nós somos mulheres, só que o tempo todo a gente quer se tratada de igual pra igual com homens, como seres humanos, mas nos mesmas, muitas vezes nos colocamos nessa posição ¨diferente¨.

Quando a Cami, escrevendo seus textos, descreve as situações, são tão perfeitas, que se tornam surreais sabe. Eu sempre falo, feminismo, empoderamento feminino, todas nós enchemos a boca pra falar sobre isso, mas muitas mulheres ( eu e  muitas não, mas muitas sim ), se colocam no papel de ¨mulher objeto¨sim ( basta ver videos de funk, onde tudo que se mostra é a carne, peitos, bunda, pernão), eu tenho o direito sim de mostrar o que eu quero, pra quem eu quero, mas depois não posso reclamar pela forma como sou tachada. Porque, afinal, a escolha foi minha, então tenho que arcar com o que vem com essa escolha.

Acho que todas nos ( ou quase todas ) queremos sim, filhos, um ombro pra encostar, um pé junto pra esquentar, um bom amante que nos faça realizada sexualmente, um emprego que nos torne realizada profissionalmente... mas o que tem de errado em não querer casar, não querer ter filhos, não querer abraçar o mundo e fazer tudo ao mesmo tempo ???, Eu escolhi ser mãe acima de ser profissional na área que eu mais amo na vida, e só por isso sou infeliz?, muito pelo contrário, sou feliz, realizada, e não trocaria minha vida por nada nesse mundo. Eu arco diariamente com minhas escolhas, boas ou ruins e ninguem tem nada a ver com isso.

É exatamente isso que a autora nos mostra. Nossas escolhas são nossas, ninguém tem o direito de meter o bedelho, nós não precisamos nos esconder, nos envergonhar. Precisamos sim, erguer a cabeça, seguir em frente, mudar se não estivermos satisfeitas, não culpar o outro por nossas frustrações, e acima de tudo e de qualquer coisa, RESPEITAR  as escolhas do outro. São deles, não nossas, o que temos a ver com as escolhas dos outros.

Nada gente, absolutamente nada do que eu escrever aqui, vai conseguir me fazer expressar o que eu senti lendo esse livro. E mulheres, sejamos o que desejarmos ser. Não precisamos nos esconder, nos envergonhar Ande de acordo com seus conceitos, conforme a educação que voce recebeu. Se voce der um mau passo, todos damos, arque sim com as consequências, mas erga a cabeça, dê a volta por cima, e vá ser feliz, porque todos, homens e mulheres, merecem ir em busca de tudo o que queremos e acreditamos.

¨As mulheres não podem continuar reclamando sobre como são tratadas pela sociedade se não reagem quando dizem que elas estão erradas¨


¨As consequências de falar o que se pensa são grandes .... Acho que trouxemos o feminismo a um ponto em que há muita discussão e pouca ação... Sejamos ativas se queremos mudanças ¨

¨Seja quem voce quer ser. conquiste o que voce deseja, porque só assim a posição das mulheres no mundo vai mudar. Ao ajudar a si mesma, ajudamos umas às outras. ¨

¨RECUSE os rótulos. FALE  o que voce quer. SIGA EM FRENTE no seu caminho e CONQUISTE. Pare de se fazer de vítima dizendo ´Por eu ser mulher` e ` Ser mulher é dificil porque´ ¨. 







"Um pedaço de carne; feito para reproduzir; além da sua data de vencimento; parte do rebanho. 
Mulheres não têm que se encaixar em estereótipos. 
Tara, Cam e Stella são estranhas vivendo suas próprias vidas da melhor forma que podem, apesar de poder ser difícil gostar do que você vê no espelho quando a sociedade grita que você devia viver de um jeito específico. 
Quando um evento extraordinário cria laços invisíveis de amizade entre elas, a catástrofe de uma mulher vira a inspiração de outra, e uma lição para todas. 
Às vezes não tem problema não seguir o rebanho. 
Vacas é um livro poderoso sobre três mulheres julgando uma à outra, mas também a si mesmas. Entre todo o barulho da vida moderna, elas precisam encontrar suas próprias vozes."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua visita !!! Deixe seu email para que eu possa responder sua mensagem.
Ana Paula