Seguidores

quinta-feira, 17 de janeiro de 2019

O Diário de Myriam - Myriam Rawick e Philippe Lobjois

Eu descobri esse livro vendo uma matéria no jornal. Uma escola, que tem um jornal feito pelos próprios alunos ( O Joca). Uma colaboradora desse jornal descobriu esse diário que foi publicado na França e como ela achou que seria uma ótima pauta para os alunos conhecerem uma historia diferente da realidade deles, e quando esse diário foi apresentado aos alunos, eles, tão fofos, começam a escrever cartinhas para que alguma editora publique no Brasil. E a Darkside Books ouviu essas crianças inteligentes e publicou o livro, e ainda mais fofa, a editora colocou essas cartinhas-pedido no inicio do livro, lindo e emocionante.

Por tudo isso que acabei de escrever já fiquei curiosa, então resolvi ler e que tristeza. Tristeza ler as dores, a inocência perdida de uma menina que aos 6 anos ( no ano de 2011 quando as manifestações na Siria começaram ) e, aos 13 anos ainda vê tudo o que ela nunca imaginou ou desejou. Guerra, destruição, morte e o que infelizmente voce acaba se acostumando, coisa que não deveria acontecer. Mas depois de 5 anos, o que resta alem disso ?? Eles vivem o dia a dia,  lado a lado com a guerra.

É muito triste ler os relatos dela. Os ataques, os pais que fazem tudo para proteger ela e sua irmã mais nova, nos faz pensar tanto no que nós temos na vida e muitas vezes não damos valor. O quanto  a ignorância de meia duzia de humanos que por disputa de poder, acabam com a vida de gente que não tem nada a ver com o peixe, que não estão envolvidas nisso, e são as que mais sofrem e pagam o pato por isso.

A gente sofre lendo o quanto Myriam é obrigada a perder sua inocência que é peculiar nas crianças, a fé na humanidade. Suas doces lembranças de sua bem pequena infância hoje ficam tão distantes da sua realidade que parece que ela nem viveu.

Real, doído, longe da nossa realidade, mas tão perto que as vezes assusta, muito.

Uma otima leitura, pra alunos, pais, professores, todos mundo !!!





Sinopse : www.skoob.com.br 

De um lado, uma menina judia que passou anos escondida no Anexo Secreto tentando sobreviver à guerra de Hitler. De outro, uma garota síria que sonha ser astrônoma e vê seu mundo girar após a eclosão de um conflito que ela nem mesmo compreende. Mesmo separadas por mais de setenta anos, Anne Frank e Myriam Rawick têm um elo comum: ambas são símbolos de esperança e resistência contra os horrores de um país em guerra e acreditam no poder das palavras.

O Diário de Myriam é um registro comovente e verdadeiro sobre a Guerra Civil Síria. Escrito em colaboração com o jornalista francês Philippe Lobjois, que trabalhou ao lado de Myriam para enriquecer as memórias que ela coletou em seu diário, o livro descortina o cotidiano de uma comunidade de minoria cristã que sofre com o conflito através dos olhos de uma menina. 

Assim como acompanhamos a Segunda Guerra Mundial pelos olhos da pequena Ada em A Guerra que Salvou a Minha Vida e A Guerra que Me Ensinou a Viver, O Diário de Myriam apresenta a perspectiva de uma menina que teve sua infância roubada ao crescer rodeada pelo sofrimento provocado pela Guerra da Síria, iniciada em 2011. Myriam começou a registrar seu cotidiano após sugestão da mãe, que propôs que ela contasse tudo aquilo que viveu para, um dia, poder se lembrar de tudo o que aconteceu. 

Escrito entre novembro de 2011 a dezembro de 2016, o diário alterna entre as doces memórias do passado na cidade de Alepo e os dias carregados de incertezas e dolorido. E é com a sensibilidade de uma autêntica contadora de histórias que ela narra a preocupação crescente de seus pais com as manifestações contra a repressão, o sequestro de seu primo pelo governo, as notícias na televisão, as pinturas revolucionárias nos muros da escola e, por fim, os bombardeios que destroem tudo aquilo que ela conhecia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua visita !!! Deixe seu email para que eu possa responder sua mensagem.
Ana Paula