Demorei um pouco pra ler, porque não é um livro que a leitura flui facilmente, apesar da leitura ser boa, é um livro com muitos detalhes, de ma infância cheia de altos e baixos nas emoções de Barack, filho de uma mãe americana branca, um pai negro africano e um padastro presente em boa parte da sua infância, asiático. E sem deixar de mencionar uma avó serie e totalmente pé no chão, e um avô pra la de sonhador. rs
Nessa autobiografia Barack, com muita riqueza de detalhes, e principalmente precisão nas suas emoções e no tempo que elas acontecem, nos conta o que foi e como foi crescer numa familia de brancos, sendo negro, tendo um pai extremamente inteligente, mas completamente ausente. Ver uma mãe tomar conta de si e do filho quando o então marido achava-se no direito de viajar na vida e nas responsabilidades, pra que tanta inteligência se ele não foi capaz de dar amor e atenção ao próprio filho, e não só um, vários que ele teve por toda a vida.
Confesso que não sei lidar bem com essa coisa de pai que abandona filho sabe gente, eu entendo perfeitamente que são escolhas do qual fazemos, mas o que não sei lidar é a falta de comprometimento, e isso é coisa minha, porque como não sei lidar, não consigo simpatizar com a pessoa, por muito que suas ações ¨justifiquem¨. Sei la, acho que não vou conseguir me fazer entender, afinal sentimentos não se explicam né...rrss
O que mais gostei nessa leitura é que durante toda narrativa do livro, percebemos nesse Barack jovem, uma inquietação, uma busca pelo não se sabe o que, mas que no fundo ele próprio vai entendendo e descobrindo que só se conhecerá, quando conhecer suas raízes, seu passado, sua origem mesmo, e isso ele vai ¨descobrindo¨ em sua primeira viagem ao Quenia, para saber mais sobre seu pai, seus irmãos e uma familia do qual ele jamais almejou ter. ( Essa terceira parte foi a que mais gostei, porque ele realmente mergulha num mundo do qual ele precisava mergulhar, para descobrir suas raizes e sua origem), e foi a partir dessa sua primeira viagem ao Quenia que ele genuinamente entendeu qual era seu lugar no mundo ( claro que não foi do dia pra noite e nem num passe de mágicas rs )
O livro termina quando ele está se casando com sua esposa Michelle, mas sem contar os detalhes de como se conheceram. Eu gostei muito de conhecer esse homem inteligente, culto e cheio de questionamentos como todos bons mortais, apesar de ser, hoje, um dos homens que tem o maior poder nas mãos em todo o mundo !!!
Sinopse : www.skoob.com.br