Seguidores

terça-feira, 22 de março de 2016

A Origem dos meus Sonhos - Barack Obama

Comprei esse livro nessas feirinhas de livros à preços populares, paguei 10 reais e não imaginava que ia gostar tanto da historia desse grande homem.

Demorei um pouco pra ler, porque não é um livro que a leitura flui facilmente, apesar da leitura ser boa, é um livro com muitos detalhes, de ma infância cheia de altos e baixos nas emoções de Barack, filho de uma mãe americana branca, um pai negro africano e um padastro presente em boa parte da sua infância, asiático. E sem deixar de mencionar uma avó serie e totalmente pé no chão, e um avô pra la de sonhador. rs

Nessa autobiografia Barack, com muita riqueza de detalhes, e principalmente precisão nas suas emoções e no tempo que elas acontecem, nos conta o que foi e como foi crescer numa familia de brancos, sendo negro, tendo um pai extremamente inteligente, mas completamente ausente. Ver uma mãe tomar conta de si e do filho quando o então marido achava-se no direito de viajar na vida e nas responsabilidades, pra que tanta inteligência se ele não foi capaz de dar amor e atenção ao próprio filho, e não só um, vários que ele teve por toda a vida.

Confesso que não sei lidar bem com essa coisa de pai que abandona filho sabe gente, eu entendo perfeitamente que são escolhas do qual fazemos, mas o que não sei lidar é a falta de comprometimento, e isso é coisa minha, porque como não sei lidar, não consigo simpatizar com a pessoa, por muito que suas ações ¨justifiquem¨. Sei la, acho que não vou conseguir me fazer entender, afinal sentimentos não se explicam né...rrss

O que mais gostei nessa leitura é que durante toda narrativa do livro, percebemos nesse Barack jovem, uma inquietação, uma busca pelo não se sabe o que, mas que no fundo ele próprio vai entendendo e descobrindo que só se conhecerá, quando conhecer suas raízes, seu passado, sua origem mesmo, e isso ele vai ¨descobrindo¨ em sua primeira viagem ao Quenia, para saber mais sobre seu pai, seus irmãos e uma familia do qual ele jamais almejou ter. ( Essa terceira parte foi a que mais gostei, porque ele realmente mergulha num mundo do qual ele precisava mergulhar, para descobrir suas raizes e sua origem), e foi a partir dessa sua primeira viagem ao Quenia que ele genuinamente entendeu qual era seu lugar no mundo ( claro que não foi do dia pra noite e nem num passe de mágicas rs )

O livro termina quando ele está se casando com sua esposa Michelle, mas sem contar os detalhes de como se conheceram. Eu gostei muito de conhecer esse homem inteligente, culto e cheio de questionamentos como todos bons mortais, apesar de ser, hoje, um dos homens que tem o maior poder nas mãos em todo o mundo !!!






Sinopse : www.skoob.com.br 

Conheça Barack Obama, o maior fenômeno da vida pública norte-americana desde John Kennedy. Sem meias palavras, Obama revela neste livro detalhes de sua vida que mostram como um adolescente revoltado se transforma na grande aposta de renovação na maior potência global. Nascido da miscigenação de raças e culturas - mãe branca norte-americana, pai negro africano e padrasto asiático -, ele é visto por muitos como um líder unificador, alguém que consegue transpor a barreira racial. Nesta obra, Obama, que é comparado a Kennedy por sua capacidade de animar os eleitores e oferecer uma nova liderança, revela a sua história e a de sua família e a forma como ele vê e encara o mundo.