Seguidores

sexta-feira, 3 de agosto de 2018

Siglas, Termos, Abreviações do Mundo Literário

Desde 2013, quando criei esse Blog, me inscrevi em muitos Blogs, me inscrevi em muitos canais sobre livros, criei um Instagram de livros, e viajo cada vez mais fundo no Universo Literário. Mas mesmo depois de quase 5 anos desde que o criei esse meu cantinho, muitas coisas, muitos termos ainda me intrigam bastante.


Todo dia aprendo mais um pouco, conheço novas historias e novos termos, então por isso resolvi dar uma pesquisada em alguns termos e escreve-los aqui.

Claro né gente, que não sou dona da razão, nem da sabedoria, então coloquei o que pesquisei, mas se voce viu algum erro no que escrevi aqui, fique à vontade para me corrigir, ficarei agradecida e com certeza vou ficar feliz em aprender mais um pouco.

Eu só não entendo porque nós, brazucas, precisamos tanto usar termos gringos, em ingles, é tão mais fácil falar no nosso idioma ne, mas enfim, o que sei eu ???!!!

Então vamos aos termos ne...

TRB = ( To Be Read ) é o mesmo que Quero Ler

BOOK HAUL = É uma espécie de ¨Caixa de Correio ¨, os livros recebidos, e que voce lerá num determinado ( ou não) período de tempo.

UNBOXING = É o termo que se refere à abertura de caixas em ¨tempo real ¨. Blogueiras de vários ramos gostam de ¨abrir caixas ¨ mostrando pra nos, expectadores, o que elas receberam, e no mundo dos livros, é uma delicia ver junto com elas(eles), o que receberam naquele mês. As vezes, algumas abrem as caixas antes de gravar o vídeo, o que tambem não tira a ¨beleza¨ do Unboxing

PLOT TWIST = É quando acontece uma Reviravolta , uma mudança radical de direção na historia. Algo que a gente nem imagina muitas vezes.

WISH LIST = Lista de desejados

SHIPP = Quando a gente curte muito um casal e quer muito eles juntos... criam-se até siglas pra eles rrss.

OTP ( One True Pairing ) .= é a sigla para nomear O CASAL, aquele perfeito, que não há contestação de que eles tem que ficar juntos

VLOG = Vídeo Blog ... ao invés da escrita, geralmente é publicado vídeo nos Blogs. E existem os Vlogs Diários tambem, que relatam o dia-a-dia do(a) Booktuber

BOOCKSHELF TOUR  = É um tour pela estante do blogueiro, mostrando um a um ( ou quase isso ), todos os livros que tem na estante do cidadão rs. Tem gente que tem uma estante tão gigante que um único Bookshelf nunca é o suficiente.

POV = ( Point On View ) = É o ponto de vista de outro personagem da historia. Que pode ser um secundário, ou ate o principal, quando o ¨livro oficial¨ é contado por um outro personagem.

SPIN OFF = É quando geralmente algum personagem pequeno ou médio de uma determinada historia, ganha seu próprio livro, contando sua própria historia, passando de secundário a principal.

FANFIC = É a abreviação de Fanfiction, é uma historia escrita por um fã. Quando um fã gosta muito de uma historia, ele decide por conta própria e sem receber nada por isso, ou continuar ou criar novas situações de acordo com sua imaginação.

RESSACA LITERARIA = Essa é a clássica e mais temida da vida de todo leitor... Geralmente acontece quando a gente finaliza um livro que nos abala muito, e não conseguimos seguir a diante. Não conseguimos tirar aquela historia da cabeça, então iniciar outra ¨não rola ¨. è um horror, a gente chega até a sonhar com o alvo da ressaca kkkkkk

SPOILLER = Esse é outro termo e assunto temido até. Eu, geralmente, adoro um Spoiller. De filme, de livro, mas muita gente odeia de morte. e quando outro cidadão, do bem, ou do mau kkkkk, entrega parte da historia que o ouvinte geralmente não quer saber, e acaba com toda a graça da historia. Como eu disse, eu amo, vou sempre atrás de spoiller de quase tudo, mas tambem, quando encasqueto na cabeça, que não quero, ai nem reza me faz ler ou ouvir ou ver um spoiller.



Claro que ainda existem muitos outros termos. Deixarei aqui 4 Links de Canais e Blogs que sigo que tem mais informações sobre esse  Universo rico em palavras e expressões. Vale a consulta e mais informação



Alguns termos tambem aprendi no Blog Homus Literarus, link AQUI 

Link 1 Onde vi o significado de alguns termos ( Canal da Bruna Miranda )

Link 2 onde tem mais significados pra gente aprender do Canal da Bruna

Link 3 o ultimo video da Bruna com mais dicas


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua visita !!! Deixe seu email para que eu possa responder sua mensagem.
Ana Paula