Seguidores

sexta-feira, 12 de outubro de 2018

A Lista Negra - Jennifer Brown

Fazia muito tempo que eu queria ler esse livro. Tinha lido comentários, resenhas falando sobre o quão esse livro era muito emocional. E é.

Acho que os últimos 4, 5 capítulos eu só chorei rrss. Não conseguia não suspirar, mas o choro era de emoção, porém me trouxe uma felicidade por ver o que a Valerie, a garota que sofreu o que sofreu e ainda foi apontada o tempo todo como a culpada principal, consegue lutar, consegue sair do lamaçal que ela esta. Mesmo que a gente por muitas vezes tenha certeza de que ela não vai sair do buraco que ela se enfiou.

Valerie é a adolescente, que namora um adolescente que aos olhos de muitos, formam o  ¨casal esquisito¨. São quietos, bem na deles, que tem poucos amigos. E por isso, o que eles mais sofrem na escola, é o mau da adolescência do século. O Bullying.

O bullying sempre existiu né gente, mas acho que hoje ta uma bola de neve que só aumenta. Eu tenho uns conceitos sobre o bullying mas não vou debater aqui, porque não vem ao caso. Mas o caso é, muita merda acontece em qualquer lugar por conta dele.

Nick, o namorado da Valerie, sem que ninguém percebesse, tinha uma veia meio estranha, então alguns assuntos que pra outros adolescentes era uma chateação, pra ele se tornou uma bola gigante, que o deixava cada vez com mais raiva, e num dos desabafos que Valerie faz à ele sobre mais um bullying que ela sofreu ele comete a maior cagada da vida dele e de todo mundo.

Durante 3 anos em que eles namoraram, graças à uma lista que Val fez pra si, porque em dias ruins, ela simplesmente escrevia que ela tinha odiado tal coisa ou tal pessoa, Nick gosta da ideia, mas pelo visto, na cabeça dele, a Lista tinha que ser levada a sério, e não como forma de desabafo. Mas afinal quem poderia imaginar. 

E, num belo dia, a tragédia acontece. Nick entra na escola, e atira nas pessoas que tem o nome na Lista que ele e Valerie sempre debateram, ela inclusive, toma um tiro dele. ( isso não é spoiller ta gente.. ta na sinopse )

A partir dali, não tem como a vida não mudar. Val é acusada de ser tão culpada quanto Nick, inclusive pelos seus próprios pais, mas muitos dos pais, alunos, e professores, acreditam que ela foi tão vítima quanto os que foram feridos ou mortos.

Agora, de volta ao local onde tudo aconteceu, com todos envolvidos, Val precisa sobreviver dia a dia, enfrentando os que a atacam e os que a defendem. Enfrentar os problemas que tudo isso tambem envolveu seus pais, seu irmão.

Torci demais pela Val, pra que ela conseguisse seguir em frente, pra que a terapia a fizesse entender, viver um dia de cada vez, não achar que o mundo estava contra ela, e mesmo que muitas vezes ela ate fosse julgada por que a acharam egoísta, ela foi, devagar, saindo do fundo daquela água que a cobria até o último fio de cabelo.

E, principalmente, adorei como a autora mostrou sobre o Perdão gente. Perdoar é divino, mas o peso que a gente tira das costas quando consegue entender que ele é tão preciso na vida da gente é inimaginável.

Eu adorei demais desse livro. Acho que esse tipo de leitura deveria ser obrigatória nas escolas, entre os adolescentes, pra que eles entendam as consequências dos seus atos, de que as vezes um simples comentário que quem faz acha que não tem problema, mas quem ouve pode sentir um baque.

E uma coisa é fato, ser adolescente é oh, eita fase difícil gente... não tenho saudades não rrss.



Sinopse : www.skoob.com.br 

E se você desejasse a morte de uma pessoa e isso acontecesse? E se o assassino fosse alguém que você ama?

O namorado de Valerie Leftman, Nick Levil, abriu fogo contra vários alunos na cantina da escola em que estudavam. Atingida ao tentar detê-lo, Valerie também acaba salvando a vida de uma colega que a maltratava, mas é responsabilizada pela tragédia por causa da lista que ajudou a criar. A lista com o nome dos estudantes que praticavam bullying contra os dois. A lista que ele usou para escolher seus alvos.

Agora, ainda se recuperando do ferimento e do trauma, Val é forçada a enfrentar uma dura realidade ao voltar para a escola para terminar o Ensino Médio. Assombrada pela lembrança do namorado, que ainda ama, passando por problemas de relacionamento com a família, com os ex-amigos e a garota a quem salvou, Val deve enfrentar seus fantasmas e encontrar seu papel nessa história em que todos são, ao mesmo tempo, responsáveis e vítimas.

A Lista Negra, de Jennifer Brown, é um romance instigante, que toca o leitor; leitura obrigatória, profunda e comovente. Um livro sobre bullying praticado dentro das escolas que provoca reflexões sobre as atitudes, responsabilidades e, principalmente, sobre o comportamento humano. Enfim, uma bela história sobre auto-conhecimento e o perdão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua visita !!! Deixe seu email para que eu possa responder sua mensagem.
Ana Paula