Seguidores

domingo, 12 de setembro de 2021

Torto Arado - Itamar Vieira Junior

¨Sobre a terra há de viver sempre o mais forte ¨

 Terminei de ler esse livro ontem as 10 da noite, e agora, 10:40 dessa manha ainda não consigo parar de pensar nele, tamanho impacto que essa leitura causou na minha massa cinzenta rrss

Peguei o ebook pra ler porque tem tanta, mas tanta gente falando desse livro, as avaliações dele no Skoob são tão altas, com resenhas tão cheias de emoção, que pensei, preciso saber do que se trata Torto Arado. 

E logo de cara, no primeiro capítulo já fiquei encantada com a escrita. A leitura fluía muito bem, texto fácil de ler, e a historia foi ganhando cada vez mais e mais elementos, acontecimentos e eu só queria ler mais e mais. 

Começamos o livro com as irmãs Bibiana e Belonisia, na infância. A gente começa a leitura sem saber muito bem quem ta contando a historia, mas depois vamos entendendo dado os acontecimentos, que é Bibiana quem conta a primeira parte do livro. Desde a infância no sertão da Bahia, onde tem suas vidas vividas de maneira muito muito pobre, escravizadas mesmo depois de ¨ não haver mais escravidão ¨, sofrendo para sobreviver por conta da seca, da pobreza, mas que não deixam de ter suas aventuras infantis, até que um acidente muda completamente a vida dessas duas irmãs. Eu já gostava muito da Bibiana, a maneira como ela descrevia seu entorno, os acontecimentos, e a belissima escrita do Itamar, me fazia ter a certeza de que eu estava lá, no casebre de barro que seu pai Zeca Chapéu Grande construiu 

Ai vem a segunda parte do livro, contada por Belonisia, e se eu já não estivesse apaixonada, fiquei embasbacada. Que mulher forte, guerreira, sabia em toda sua ignorância e falta de cultura. Eu queria devorar as páginas que ela descrevia o que estava vivendo. Com Tobias, seus pais, a amiga que apanhava do marido ( Maria alguma coisa, que agora me esqueci completamente rrss). Eu só pensava, meu Deus que mulher forte, guerreira, porreta mesmo com tudo o que a vida jogou pra cima dela

E, se não bastasse toda essa emoção dessas duas irmãs, vem a parte 3, contada por Santa Rita Pesqueira, e que porrada foi essa terceira parte. Terminei a última página e pensei PUTA QUE PARIU que livro FODA..... não tem nenhum outro termo que possa definir, mesmo. 

Não bastasse essas 3 narradoras da historia, ainda temos, pela visão dessas 3 pessoas, Salu, a mãe de Belonisia e Bibiana, Donana a avó, mãe de Zeca Chapéu Grande, e o próprio Zeca, José Inacio, pai delas, personagem forte, de caráter, digno, cheio de valores.

Eu juro que não consegui encontrar nada que eu não tenha gostado nesse livro, foi tudo tão bem escrito, construído, encaixado, que quando acabou eu suspirei e fiquei maravilhada por ter lido um livro tão incrível 



Sinopse : www.skoob.com.br 

Um livro comovente que traz a herança dos clássicos.Bibiana e Belonísia são filhas de trabalhadores de uma fazenda no Sertão da Bahia, descendentes de escravos para quem a abolição nunca passou de uma data marcada no calendário. Intrigadas com uma mala misteriosa sob a cama da avó, pagam o atrevimento de lhe pôr a mão com um acidente que mudará para sempre as suas vidas, tornando-as tão dependentes que uma será até a voz da outra. Porém, com o avançar dos anos, a proximidade vai desfazer-se com a perspectiva que cada uma tem sobre o que as rodeia: enquanto Belonísia parece satisfeita com o trabalho na fazenda e os encantos do pai, Zeca Chapéu Grande, entre velas, incensos e ladainhas, Bibiana percebe desde cedo a injustiça da servidão que há três décadas é imposta à família e decide lutar pelo direito à terra e a emancipação dos trabalhadores. Para isso, porém, é obrigada a partir, separando-se da irmã.Numa trama tecida de segredos antigos que têm quase sempre mulheres por protagonistas, e à sombra de desigualdades que se estendem até hoje no Brasil, Torto Arado é um romance polifónico belo e comovente que conta uma história de vida e morte, combate e redenção, de personagens que atravessaram o tempo sem nunca conseguirem sair do anonimato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua visita !!! Deixe seu email para que eu possa responder sua mensagem.
Ana Paula