Seguidores

terça-feira, 22 de outubro de 2019

Céu sem Estrelas - Iris Figueiredo

¨Não existe céu sem estrelas, mesmo quando estão cobertas pelas nuvens ainda estão lá, a gente só não consegue enxergar ... 
É  como a esperança... sempre existe uma saída, mesmo que a gente não consiga enxergar ... ¨



Na Bienal de 2016 esse livro foi muito falado, a autora estava no stand da Editora autografando o livro, mas na época, apesar de ouvir muito falar dele, não me interessei em ler. Dois anos se passaram e eu só penso, que sorte que eu li, mesmo que não tenha sido naquela época, mas agora foi uma boa hora pra mim.

A escrita da Iris é muito boa, narrado pelos dois personagens principais ( Cecília e Bernardo), ela nos faz cair de amores pelo bom coração de Bernardo, e nos faz querer colocar a Cecilia no colo, ou na terapia o tempo todo rrss.

Cecília tem uma paixonite platônica pelo irmão mais velho da sua melhor amiga Iasmim ( que diga-se de passagem eu detestei, menina chata demais rrrss ). Por isso, cada vez que ela cruza com Bernardo ela suspira, mas acredita que ele nunca vai olhar pra ela. A menina gorda, que ninguém se interessa, que não se acha capaz de chamar a atenção de um rapaz como ele. Ate o dia que ele nota. E ela não sabe o que fazer.

A cada novo capitulo fica muito claro que os problemas de Cecilia vão muito alem dos problemas com sua mãe, com seu peso, ela tem muitas questões a resolver com sua própria familia, com aqueles parentes que nunca perdem a oportunidade de fazer aquele comentário desagradável, questões de rejeição, mas principalmente, Cecilia tem muito o que apreder sobre si mesma. Ter completado 18 anos não ajudou em nada sua vida tão tumultuada. E quando ela acha que Bernardo vai ser essa brisa fresca na vida dela, ela se vê, de novo, se questionando sobre sua própria culpa por tudo e por todos.

Eu senti muita pena dela. E Bernardo foi tão fofo o tempo todo, que dava vontade de guardar ele num potinho. As amigas de Cecilia, Rachel e Stephanie, tá tem  a Iasmim tambem mas eu não gostei dela, mas adorei as outras duas. Aquela avó, que fofa, que amiga, que mãezona pra Cecilia. E por falar em mãe..... só jzuis na causa da mãe da Cecilia.... oh mulherzinha insuportável viu.

Enfim, gostei muito mesmo. Fiquei feliz de ter lido e conhecido essa historia que nos trás uma reflexão, um alerta, e principalmente uma mensagem de que não importa o problema, pra tudo na vida tem solução, seja com ajuda dos amigos, de um profissional, da familia, o importante é não achar que seremos capazes de resolver tudo sozinhos, porque muitas vezes, não somos.




Sinopse: www.skoob.com.br 

Um romance sensível e envolvente sobre autoestima, família e saúde mental.

Cecília acabou de completar dezoito anos, mas sua vida está longe de entrar nos trilhos. Depois de perder seu primeiro emprego e de ter uma briga terrível com a mãe, a garota decide passar uns tempos na casa da melhor amiga, Iasmin. Lá, se aproxima de Bernardo, o irmão mais velho de Iasmin, e logo os dois começam um relacionamento.
Apesar de estar encantado por Cecília, Bernardo esconde seus próprios traumas e ressentimentos, e terá de descobrir se finalmente está pronto para se comprometer. Cecília, por sua vez, precisará lidar com uma série de inseguranças em relação ao corpo — e com a instabilidade de sua própria mente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua visita !!! Deixe seu email para que eu possa responder sua mensagem.
Ana Paula