Seguidores

quarta-feira, 18 de novembro de 2020

A Saideira - Barbara Gancia

¨Ali dentro ( do AA ), a solidariedade em relação ao próximo tem uma função especifica : a desgraça alheia remete ao exame da sua própria conduta ¨ 

Eu adoro, demais, ler Biografia, quem me acompanha aqui, no Insta, no Skoob e na vida sabe disso. Seja uma historia de ¨gente daqui ¨ou ¨gente de fora ¨, rrss, eu adoro, e sempre que posso adiciono à minha lista de leituras. E não leio poucas não, quando termino uma, já tenho outra na imensa fila pra ler. 

A escolha da vez foi Saideira, a Biografia da Barbara Gancia. Já conhecia um pouco do trabalho  da Barbara como Jornalista e Colunista da Folha de São Paulo, mas nunca acompanhei assiduamente sua carreira. Quando ela ingressou no time do Programa Saia Justa do GNT foi que fiquei mais curiosa sobre quem era Barbara, e a cada novo programa fiquei mais e mais interessada na historia dela, porque ela não escondia o drama que tinha passado por anos tendo um vício que estroi não só quem o tem, mas quem o cerca, o Alcoolismo. 

E, quando num desses programas ela falou do lançamento desse livro, adicionei imediatamente à minha lista de furutas leituras, porque queria saber mais e mais sobre o que ela tinha sofrido, por empatia e por saber exatamente o que essa doença causa na familia. 

Aqui Barbara nos conta seus anos de mergulho mais profundo no poço sem fundo do vício. Tudo o que ela se lembra de ter causado ( seja por sua memória , que ela mesma diz que muitas vezes não se lembra e que só sabe porque alguém contou à ela o que havia ocorrido em determinado momento), e muitas vezes pelas palavras e pela dor e sofrimento que ela e seu vício causaram aos que a cercavam. 

Mas também, relata sobre como foi sair desse círculo vicioso, reconhecendo o vício, buscando apoio e auxilio para o tratamento, entendendo que o vício é uma doença, mas que quando se tem essa consciência o tratamento é tudo o que ela poderia ter. Assim, sua vida foi seguindo, e segue, reconhecendo o quão mau ela fez não só aos que a cercavam, mas à ela mesma. E, saber que sua experiência pode ser útil para outras pessoas, tambem foi interessante ler. 

Como eu digo, ler Biografias faz isso, nos dá um entendimento de situações que muitas vezes não conhecemos, ou conhecemos bem, mas que pra muita gente não acontece com gente da mídia. E mostrar que ser humano é passível de erros, acertos, tombos, tropeços e erguidas, é uma das coisas que mais gosto quando leio esse gênero literário. 

Eu li o ebook mas o livro esta a venda em todas as Livrarias do Brasil 


¨ Voce não precisa ser religioso para entrar no AA, mas há grande chance de que o sucesso no tratamento faça despertar, de alguma forma a sua espiritualidade



Sinopse : www.skoob.com.br 

“Há pessoas cujas vidas imploram para ser escritas. O problema é que, para que isso aconteça, essa pessoa precisa estar viva. E Barbara Gancia preferia flertar com a morte, a bordo de copos e mais copos e ao volante de carros suicidas.

Em sua fase de esbórnia, Barbara viveu vários filmes de ação, cheios de alçapões invisíveis, quedas no abismo e ataques de ratos. Mas nenhum tão emocionante quanto sua luta pela sobriedade. Um dia, finalmente, depois de muitas recaídas, Barbara conseguiu parar a história. O resultado é A saideira, um livro que só ela poderia ter escrito. E cuja leitura encerra lições para todos nós que, tantas vezes, achamos que os prazeres que a vida nos oferecia estavam sendo dados de graça.” – Ruy Castro, escritor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua visita !!! Deixe seu email para que eu possa responder sua mensagem.
Ana Paula