Seguidores

quarta-feira, 10 de março de 2021

Sentimentos Literários - Parte 1

Já faz um tempinho que esse post está nos meus rascunhos pra fazer, e passava o tempo, fazia outros posts, e esse ficava pra tras. Vi ele no Blog Leitora Cretina    e logo pensei, preciso fazer esse, demorei, mas aqui está rrss.



Eu adoro responder essas TAG´s, me faz pensar no tanto de livro que ja li na vidaaaaaa, e geralmente a escolha é bemmmm dificil, mas gosto mesmo assim. 

Vamos as perguntas ( e respostas ) então  : 


1 - Aquela parte do livro onde o titulo faz sentido

Aqui vou citar uma das minhas ultimas e favoritas leitura.... O espetacular Os 7 maridos de Evelyn Hugo ... Quando o livro começa não entendia o porque da Evelyn ter escolhido Monique como a jornalista, sem expressão profissional nenhuma, como a ¨contadora ¨da sua historia, e quando Evelyn revela o motivo da sua escolha por Monique, eu fiquei .... whatttttt ??????? 







2- Quando voce finalmente começa a entender ( a importância ) de um livro ou autor que, inicialmente, voce não gostou.
Então, pensei bastante antes de dar essa resposta, olhei minha lista de livros lidos nos últimos anos e confesso que não encontrei nenhum. Se a pergunta fosse sobre autores que vc insistiu na leitura e ainda assim não gostou, eu responderia fácil, mas que não gostei da primeira leitura, insisti e gostei, não descobri nenhum ainda rrss


3- Quando voce relê um livro e na releitura, percebe que ficou mais fácil compreendê-lo
Eu adoroooooo releituras, tenho livros que já reli mais de meia duzia de vezes, mas vou citar aqui uma das minhas séries porque, sim já reli mais de uma vez, e a cada nova releitura vejo coisas que passaram despercebidas na leitura anterior. E não poderia deixar de ser Irmandade da Adaga Negra 




4 - Quando voce lê um livro super hypado  e gosta da leitura. 

Durante o fim do  ano de 2018 e começo de 2019 eu só lia e ouvia falar sobre esse livro, e pensei, preciso ler, muito, pra saber se de verdade é tudo isso. Comprei ele na certeza de que eu ia adorar, porque era impossível eu ser a única do contra kkkk ( tá não impossível, mas desejei muito não ser ), e nem estou falando dos livros da Taylor Jenkins Reid rrss. E Um Lugar bem Longe Daqui foi uma das minhas leituras mais lindas e sim foi hypado e sim eu gostei muito de ler 





5 - Quando voce lê um livro que não estava esperando gostar, mas ama

Quando eu via algumas booktubers falando desse livro, primeiro eu achava essa capa maravilhosa, e apesar do drama que eu lia nas resenhas e na sinopse, eu só pensava, preciso ler esse livro preciso saber o que é A Guerra que Salvou a Minha Vida , e gente, fui arrebatada por essa historia maravilhosa. Os 2 livros ( e A Guerra que me Ensinou a Viver ) são tão incríveis que não sei qual dos dois eu amei mais





6 - Quando alguém ama um livro que voce recomendou

Tenho uma fiel escudeira literária que sempreeeeee indico minhas leituras incríveis pra ela, e ela abraça com todo seu ser... e eu adoroooo isso. A minha ultima indicação pra ela foi Eu Receberia as Piores Noticias dos Seus Lindos Lábios e ela, assim como eu, amou essa historia incrível 








7 - Quando voce encontra alguém que ama um livro que voce pensou que só voce gostava e nunca ia encontrar ninguém que gostasse tambem
Ai gente, essa pergunta é dificil porque tenho amigas com gostos literários muito parecidos com os meus, e algumas com gostos diferentes tambem, então é bem dificil eu gostar de um livro e alguma dessas amigas não gostar, sempre tem uma com o mesmo gosto que o meu.... então não consegui encontrar nenhum específico. 


8 - Quando voce acha alguém que odeia o mesmo livro que voce
Quando eu peguei esse livro, pensei nossa, preciso ler, tanta gente fala que ele é maravilhoso, que é uma obra prima, que é tudo de maravilhoso... e lá fui eu.... sedenta por conhecer Gabriel Garcia Marques e Cem Anos de Solidão e gente, que merda de experiência ... Eu não costumo abandonar leitura nenhuma ( abandonei 3 livros na vida ) e esse cheguei quase na metade, mas não rolava, nunca me conectava com a historia, achei confusa, maçante, e resultado larguei. Me senti mau, juro, mas quando comecei a ver que eu não era única, só pensei, ufa... que bom kkkkkkk, eu achava que não tinha entendido a historia gente, juro, ai lia resenhas negativas, posts nas redes falando que tinha detestado o livro, de gente que leu ate o fim e detestou, e ai juro, fiquei até feliz kkkkk




9 - Quando um livro conversa intimamente com voce ( como se algo naquele livro tivesse sido colocado ali especificamente para voce
Aqui não vou mencionar um livro específico, e sim um Gênero.... eu amo ler Biografias, seja lá de quem for, autorizada ou não, e nesse gênero sempre suspiro com uma lição aprendida, sempre penso nas minhas convicções, nas minhas crenças, nas minhas perspectivas... e eu adoro isso. 


10 - Quando um livro faz voce se sentir menos sozinho
Aqui tambem não vou mencionar um específico... Qualquer Livro faz com que eu me sinta menos sozinha, independente do gênero, da história, dos personagens, do autor, de qualquer coisa 


11 - Quando um livro é muito dificil de ler e compreender, mas é muito válido no sentido de que a experiência vale à pena )


Esse é um dos livros que pra mim foi mais penoso, controverso e genial de ler. Lolita me causou tantos sentimentos, que eu tive que deixar ele de lado durante varios momentos da leitura. Mas indiscutivelmente  foi uma das escritas mais incríveis que li na vida, e por isso valeu muito a pena . 







12  - Quando um livro desafia ( coloca em xeque ) suas crenças pessoais, e te faz pensar

Ahhhhh nessa categoria eu não preciso pensar duas vezes pra responder.... Ler Proibido foi uma das experiências mais marcantes na minha vida como leitora. Me questionei tanto sobre meus valores, sobre minhas crenças, sobre quem sou eu pra julgar o outro, que nunca mais vou esquecer o que li nessas páginas... è sem dúvida um dos livros mais dolorosos que li na vida 








13 - Quando voce finalmente lê aquele livro que estava na sua lista há muito tempo
De uns anos pra cá eu encasquetei na cabeça que vou ler muitos e muitos Clássicos, e Os Miseráveis nunca esteve na minha lista, até eu decidir ler e pensei, meu pai, como eu pude não pensar em ler esse livro antes... então apesar de ele não estar na lista durante anos, quando tomei a decisão de ler classicos ele foi o primeiro que entrou nessa lista.... graças a deus por isso rrss 








14 - Quando voce descobre um novo autor que tem uma obra vasta publicada
Li A Série Academia de Vampiros da Richelle Mead e pirei, fui atrás pra descobrir o que mais ela tinha escrito, ai descobri a Serie MARAVILHOSAAAAA Bloodlines, terminei ainda mais apaixonada pela escrita dela, e já pesquisei outras historias que ela escreveu e quero muito ler e conhecer mais do que essa mulher escreve. Ela merecia mais notoriedade. oh se merecia. 






14 - Quando voce relê um livro que amou ou odiou e sua relação com ele muda porque voce é uma pessoa diferente agora 
Ahhhhh releituras tem essa desvantagem, a gente corre muito esse risco, mas eu não contextualizo muito minhas leituras, mesmo que eu tenha amado na primeira vez, vejo os defeitos na segunda vez, mas continuo gostando da historia, mas claro que percebo muitas coisas que me desagradam, apesar do desapego, então não vou citar um específico, só vou dizer que releituras tem esse inconveniente rrss. 



Então é isso pessoal... espero que voces tenham gostado... até a proxima TAG 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua visita !!! Deixe seu email para que eu possa responder sua mensagem.
Ana Paula